O Blog do Sena inicia a partir deste sábado (5), uma série especial de reportagens com os pré-candidatos a deputado estadual e federal nas Eleições de 2022, em Vitória da Conquista. E quem estreia a nossa série é Alexandre Xandó (PT), de 32 anos, o vereador mais jovem dessa nova composição da Câmara.
Advogado, ativista de movimentos sociais, músico, capoeirista e professor universitário, Alexandre Xandó faz parte da renovação da Câmara de Vereadores. Em sua primeira candidatura, foi o 2º vereador mais votado do município, com 2932 votos, atrás apenas de Lúcia Rocha do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que está no seu oitavo mandato e obteve 4104 votos.
O jovem vereador fez uma avaliação do seu primeiro ano de mandato. Para ele, sua atuação no legislativo cumpriu bem o papel de fiscalizador do executivo. “Conseguimos executar bem o papel de fiscalizador do executivo. Estando presente nos bairros, indo aos postos de saúde- a qual visitamos mais de 15 unidades- presente nas escolas, nas obras, sempre requisitando esclarecimentos das secretarias e contribuindo nesse papel de fiscalizador. Inclusive encaminhando demandas para o Ministério Público e pela via judicial”, explicou.
A trajetória de Xandó sempre esteve vinculada à luta coletiva e à cultura até chegar a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Ele foi militante do Levante Popular da Juventude, coordenador do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos. E essa característica popular foi levada para o seu mandato de vereador. “O nosso mandato, que tem uma característica de ser um mandato popular, também acabou servindo como catalisador de demandas e de mobilização”, contou.
Em 2022, Xandó pode alçar voos ainda mais altos na política. Isso porque já colocou seu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores e lançou sua pré-candidatura para deputado federal. Para ele, o desafio é coletivo e civilizatório e destacou seus objetivos.
“No nosso país, a Amazônia está em chamas, o garimpo avança e acaba com as terras indígenas e quilombolas. A Reforma da Previdência vai impedir que os jovens possam se aposentar, a PEC que limita os gastos públicos impede que possamos avançar nos investimentos mais elementares para a vida da população pobre. Nesse sentido, nós precisamos reconstruir o país que foi destruído por Bolsonaro e pela sua turma de negacionistas e incompetentes que governam o país. Precisamos também operacionar a desmilitarização do Estado Brasileiro, que hoje, inclusive, tem mais militares do que na época da ditadura. Por isso, nós almejamos chegar até Brasília, ao lado do presidente Lula, para reconstruir o Brasil”, explicou.
Além disso, Xandó acredita que a sua candidatura faz parte de uma renovação do PT na região sudoeste da Bahia e da política no cenário nacional. “Aqui na nossa região nós somos carentes de uma transição geracional. As nossas maiores referências de esquerda já fizeram muito por Conquista e nós compreendemos que cumpriram um papel fundamental. Todavia, são pessoas que já têm uma idade avançada e nós precisamos preparar essa transição. Nesse sentido nós colocamos o nosso nome à disposição do partido, da população de Vitória da Conquista e de toda a Bahia. E essa pré-candidatura representa a renovação política e assim como foi com a nossa eleição de vereador, onde eu fui o segundo vereador mais votado de Vitória da Conquista, nós queremos mostrar que a juventude pode e deve assumir os espaços de poder”, finalizou
* As reportagens da série especial com os pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual de Vitória da Conquista serão divulgadas sempre aos finais de semana.