Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Relembre a trajetória de Herzem Gusmão, que faria 73 anos hoje

Random image

Hoje, 2 de junho, seria o aniversário do ex-prefeito Herzem Gusmão. Formado em direito, radialista por excelência e político, sua trajetória é repleta de méritos e controvérsias, ovações e vaias, como é comum na vida pública.

Herzem nasceu em Vitória da Conquista em junho de 1948. Filho de Eunildo e Zilda Gusmão Pereira, foi casado com Luci Freire Gusmão, com quem teve três filhos: Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur.

Ele ingressou e se consagrou no debate público e nas discussões políticas primeiramente através do rádio, sendo a voz da Resenha Geral, programa da Rádio Clube, por mais de quarenta anos. A Resenha Geral foi o mais longínquo dos programas de rádio de Vitória da Conquista.

Em 2020, Gusmão se empenhou em campanha eleitoral para sua reeleição, vencendo o pleito no 2º turno em 29 de novembro contra seu adversário político Zé Raimundo (PT). Logo após a eleição, foi diagnosticado com coronavírus em 7 de dezembro, sendo internado pouco mais de 7 dias depois no Hospital Samur, em Conquista.

Em 26 de dezembro, o então prefeito foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde enfrentou um tratamento que durou cerca de três meses. Herzem faleceu em 18 de março de 2021, vítima de complicações causadas pela Covid-19, aos 72 anos.

Relembre um pouco da trajetória do ex-prefeito Herzem Gusmão

Herzem foi filiado a três siglas partidárias: PSB, PSDB e MDB, partido pelo qual se elegeu como prefeito de Conquista. Ele se candidatou à prefeitura pela primeira vez em 2010, pleiteou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia em 2014, ficando na primeira suplência, e assumindo o cargo de deputado estadual em 2015. Em 2016, assume sua primeira gestão enquanto prefeito municipal de Vitória da Conquista.

Seu nome ficará marcado na história conquistense sobretudo pelas reformas infraestruturais que marcaram suas gestões. Dentre elas, a Estação de Transbordo Herzem Gusmão, projeto que teve início em 2019; a Avenida Olívia Flores, que recebeu reformas transformadoras em sua primeira gestão e importantes pavimentações asfálticas e reformas na periferia realizadas durante sua administração.

A administração do ex-prefeito, no entanto, também coleciona algumas controvérsias. O endividamento do município para a realização das obras, política que tem continuidade no governo de Sheila Lemos (DEM), sua sucessora; a contratação de empresas de transporte coletivo sem licitação e a implantação da Guarda Municipal com irregularidades são algumas delas.

Homenagens

Nas redes sociais, amigos, familiares e admiradores prestaram homenagens à Herzem. A prefeita Sheila Lemos, a ex vice-prefeita Irma Lemos, os vereadores Lúcia Rocha, Ivan Cordeiro, Orlando Filho foram alguns dos saudosos que dedicaram uma lembrança ao ex-prefeito de Vitória da Conquista.

Relembre abaixo outros detalhes da história de Herzem Gusmão, em vídeo de campanha de 2016.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também