Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Região: Rui anuncia ação judicial para cobrar responsabilidade da Chesf pelo transbordamento do rio Jequiezinho

Random image


O governador Rui Costa anunciou que cumprirá agenda de entrega de obras nesta sexta-feira (30) nos municípios de Jequié e Jaguaquara. Serão as últimas obras que ele entregará na condição de governador da Bahia.

A agenda será também uma ocasião para outras ações além de inauguração de obras. O governador ressaltou que irá cobrar na Justiça a responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que opera a Barragem da Pedra e que com a abertura das comportas teria provocado inundações e enchentes em várias cidades.

O transbordamento do rio Jequiezinho, que ocorreu após a abertura das comportas, deixou 500 pessoas desalojadas, mais de 130 desabrigadas. Ao todo, 6500 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela enchente.

O nível do rio subiu depois que a Chesf precisou aumentar a vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas, por causa das fortes chuvas. Com mais água liberada, o rio transbordou, invadindo a cidade.

“Desde o primeiro instante, a minha convicção apontou que houve uma grande barbeiragem na operação da barragem de Pedra pela Chesf”, afirmou.

Rui Costa também informou que inspetores do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) estão investigando a hipótese de falha técnica. “Nós devemos, se todos os relatórios técnicos já estiverem pronto amanhã, dar entrada de uma ação judicial contra a Chesf cobrando responsabilidades pelo ocorrido”.

Sobre as proporções tomadas pela inundação, o governador aponta que as consequências enfrentadas pela população resultam de falha humana, não dá chuvas “A enchente foi fruto de uma operação que não respeitou as regras do licenciamento ambiental da barragem”, disse, questionando se houve monitoramento e regramento adequados.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também