Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia: projeto avança e mobiliza lideranças políticas em Vitória da Conquista

Random image

A cidade de Vitória da Conquista sedia, nesta quinta-feira (22), um encontro decisivo para o futuro do sudoeste baiano. A pauta é ambiciosa e estratégica: a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB), proposta que já tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e que pode representar um novo capítulo de desenvolvimento para mais de 30 municípios da região.

O evento, realizado no Hotel Esplendor, reúne presidentes de Câmaras Municipais de 37 cidades, além da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil). O evento também conta com a presença de vereadores das bancadas de situação e oposição, além de membros do Governo Municipal.

À frente da mobilização está o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), que destacou em entrevista ao Blog do Sena a importância da iniciativa para a integração regional. “Mais uma vez debatendo esse assunto importante para Conquista e para a turma do Sudoeste, que é a criação da Região Metropolitana. Reunimos presidentes de câmaras representando mais de um milhão de baianos e baianas. Vamos discutir infraestrutura, mobilidade, saúde, educação. Tudo para beneficiar nosso povo”, afirmou Cordeiro.

O parlamentar também atualizou o andamento da proposta, que segue em tramitação na ALBA.  “O projeto já está tramitando na Assembleia. Aprovado, segue para sanção do governador. Estamos acompanhando esse processo junto ao deputado Vitor Azevedo, e conclamamos a sensibilidade dos deputados para que entendam a importância dessa pauta”, disse.

A criação da RMSB está prevista no Projeto de Lei apresentado em dezembro de 2024 pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL), atendendo a uma demanda formal encaminhada pelo vereador Ivan Cordeiro. A iniciativa segue os parâmetros do Estatuto das Metrópoles (Lei nº 13.089/2015) e visa promover a integração de funções públicas de interesse comum entre os municípios.

A região metropolitana será formada inicialmente por 37 municípios, incluindo Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Itambé, Poções, Barra do Choça, entre outros. A proposta contempla a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (CRMSB), órgão colegiado que reunirá prefeitos e secretários estaduais para coordenar políticas públicas compartilhadas.

O conselho terá a atribuição de aprovar o Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano, além de elaborar programas e projetos voltados para áreas como transporte, saneamento, saúde, educação, segurança pública, turismo e meio ambiente.

Atualmente, Vitória da Conquista é o terceiro maior centro urbano da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana. Com um PIB superior a R$ 8 bilhões, o município exerce influência direta sobre dezenas de cidades, sendo referência regional em comércio, serviços, saúde, educação e logística.

A formalização da RMSB é vista como uma oportunidade para ampliar investimentos, otimizar recursos e fortalecer a representatividade política da região no cenário estadual e nacional. Entre os principais benefícios esperados  e apresentado no PL, estão a integração do transporte público intermunicipal; O acesso facilitado a recursos federais e estaduais; o planejamento urbano regionalizado; a expansão de redes de saneamento e saúde e o fortalecimento do desenvolvimento econômico conjunto.

Após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa da Bahia, a criação da RMSB dependerá da sanção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Até lá, encontros como o realizado nesta quinta-feira cumprem o papel de articulação política e mobilização social.

O vereador Ivan Cordeiro reforça a urgência e a importância da proposta. “É um projeto que vai transformar a vida de mais de um milhão de pessoas no sudoeste baiano. Precisamos dar esse passo agora para garantir um futuro mais integrado, eficiente e justo para a nossa região”, pontuou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também