As aulas na rede pública estadual de educação básica tiveram início nesta segunda-feira (10), marcando o retorno de cerca de 700 mil alunos e 35 mil professores às escolas da Bahia. Antes do começo do ano letivo, as unidades passaram por uma série de preparativos, incluindo matrículas, organização das turmas, pequenas reformas estruturais, faxinaço, elaboração de planos de aula e a Jornada Pedagógica de formação dos docentes.
O ano será movimentado com desafios como a proibição do uso de celulares nas escolas, a aplicação da Prova Brasil e atividades sobre sustentabilidade. Desde 2023, foram investidos R$ 12,4 bilhões na educação na Bahia.
Os bons resultados no Sisu e no Enem animam estudantes e professores. A Bahia teve a terceira maior aprovação pelo Sisu (21.963 alunos) e destaque na redação do Enem. Professores enfatizam aulas diversificadas e o fortalecimento da identidade dos alunos com a escola e a universidade pública.
A Jornada Pedagógica, realizada em fevereiro, abordou o tema “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, orientando ações docentes. Além disso, as escolas organizam oficinas para definir projetos e rotinas.
A nova Lei nº 15.100/2025 restringe o uso de celulares nas escolas, exigindo conscientização de alunos e famílias. Outro ponto de atenção será a Prova Brasil, que avaliará o desempenho dos alunos e contribuirá para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).