A Polícia Civil vai investigar o caso de uma recém-nascida que levou 25 pontos após ter a cabeça cortada por um bisturi durante o parto na Santa Casa de Araçatuba (SP). A família registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal.
Conforme o registro policial, a mãe deu entrada no hospital depois de perder muito líquido aminiótico. A equipe médica decidiu fazer uma cesariana. O caso aconteceu em 27 de agosto, mas somente na sexta-feira (19) foi apresentado à polícia.
Quando a criança foi retirada, o pai reparou que havia um corte no lado direito da cabeça da filha. Ainda de acordo com o B.O., o corte teria sido provocado pelo bisturi usado para cortar a barriga da mãe.
A criança foi encaminhada para a cirurgiã da pediatria, que fez uma sutura com 25 pontos na cabeça da menina. Ela ficou internada por seis dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até receber alta.
A família fez uma reclamação na ouvidoria da Santa Casa. A família foi orientada pela polícia sobre o prazo de seis meses para fazer uma representação criminal.
Em nota, na manhã desta segunda-feira (22), a Santa Casa informou que o bebê nasceu de parto cesárea e foi necessário o auxílio de um fórceps.
Conforme o hospital, de acordo com o apurado pela gestão de assistência, “durante o procedimento ocorreu corte acidental no couro cabeludo da bebê. De imediato, a criança passou por exame de tomografia computadorizada que constatou tratar-se de lesão superficial sem trauma e comprometimento do cérebro”.
A Santa Casa afirma ainda que a “área atingida foi suturada e a bebê permaneceu alguns dias internada em observação e para receber medicações necessárias à prevenção de infecção. Recebeu alta em boas condições clinicas”.