A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou o Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal dos municípios e estados brasileiros em relação as informações do exercício de 2022, cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que os municípios enviam para o Tesouro Nacional, que está disponível em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/.
O escritório de contabilidade Lopes Consultoria com sede em Vitória da Conquista, que tem a frente o contador Marcos Lopes comemorou o resultado divulgado pela STN, onde um dos seus clientes, o município de Itarantim ficou em 1º lugar no ranking entre os municípios de sua microrregião.
Quando comparado os 31 (trinta e um) municípios que são fiscalizados pela 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios que tem sede em Vitória da Conquista, Itarantim ficou na 3º colocação, ficando atrás apenas de Brumado em 1º e Vitória da Conquista em 2º.
Entre os 417 municípios baianos, Itarantim ficou na classificação de nº 24, o que lhe coloca à frente de municípios como Guanambi, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Barreiras, entre outras grandes cidades do estado. Comparando Itarantim que obteve 116 pontos com o 1º no estado, que foi Salvador com 124 pontos, uma diferença de apenas 6 pontos.
Em contato com o responsável técnico pelo resultado, o contador Marcos Lopes, que é especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público disse: “com muita alegria e sensação de dever cumprido que recebemos o resultado do Ranking do Tesouro Nacional, fruto de muito trabalho da equipe da Lopes Consultoria com a equipe do Município de Itarantim. O Ranking veio para mostrar aos gestores públicos que contabilidade não é somente prestar contas ao Tribunal de Contas, a gestão pública moderna exige muito mais, e esse resultado mostra a competência técnica de nossa equipe, gratidão aos envolvidos” concluiu Lopes.