O prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) Henrique Tigre (PSD), conhecido como Quinho, tem ganhado cada vez mais projeção. Nesta segunda-feira(03) foi a segunda vez em menos de um mês que ele esteve com o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro aconteceu em Ilhéus, no lançamento das obras do novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Logo após o São Pedro em Belo Campo, maior festejo do município, Quinho viajou para Ilhéus para participar da cerimônia que também contou com a presença do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades políticas. Ao encontrar Quinho, Lula demonstrou carinho e reconhecimento ao presidente da UPB.
No dia 14 de junho, Quinho esteve com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, onde aconteceu a reunião representantes de associações municipalista de todos os estados brasileiros com o Governo Federal. Durante o foram debatidas as prioridades da pauta municipalista e contou com anúncios importantes, como a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a sinalização de reajuste da Tabela SUS, de repasse para custeio dos procedimentos de saúde.
Fiol
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste é composta por três trechos. O Fiol 1, lançado hoje, liga as cidades baianas de Ilhéus a Caetité. Com 537 quilômetros de extensão e passando por 19 municípios, é de responsabilidade da empresa Bahia Mineração (Bamin), que arrematou a concessão do trecho em de abril de 2021.
Com investimento de R$ 1,5 bilhão, a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão. A ferrovia ligará o futuro porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis, no Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul, que o presidente Lula deve inaugurar em breve.
Leia mais em: Ao lado de Lula, Jerônimo acompanha início de obras de novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste