“Não podemos aceitar que alguns desavisados peguem a imagem de um grande homem como Ruy Medeiros e jogue na lata de lixo”, afirma Deusdete Dias.
Os ataques à imagem do prof. Dr. Ruy Medeiros proferidos pelo procurador jurídico da prefeitura municipal de Vitória da Conquista, Edmundo Neto, assim como pelo prefeito Herzem Gusmão e seu Blog (Resenha Geral), continuam gerando revolta da população e grande parte da imprensa conquistense. O assunto foi tema do editorial do Programa Redação Brasil, da Brasil FM, na manhã desta sexta-feira(10). O radialista Deusdete Dias elencou situações que podem ter causado ao prefeito raiva “que ficou contida no peito”. Deusdete também criticou a prefeitura por não aceitar opiniões adversas.
As injurias a Ruy Medeiros começaram após matéria publicada no Blog do Anderson, na qual o advogado explica que parte da localidade em que a prefeitura pretende construir o Parque Ambiental do Rio Verruga não pertence ao município. Em reposta, o Blog da Resenha Geral, ligado a Herzem, divulgou uma matéria que já no título traz ataques pessoais a Ruy acusando-o de desrespeitoso, intolerante e anti-ético. O texto traz também uma afirmação de Herzem, que se coloca como uma das vítimas do advogado. A matéria foi assinada como da redação. “E de acordo as informações que temos, quando é assinada assim é o próprio prefeito que escreve”, atenta Deusdete.
Durante o editorial, o radialista defendeu o direito a opinião, principalmente quanto se trata de assuntos públicos. “O prefeito foi eleito por voto popular para administrar as obras em nome da sociedade. A sociedade, mesmo aqueles que não votaram nele, tem o direito de opinar”, afirmou. “Lamento muito essa situação. A prefeitura poderia contestar Ruy, mas não fazer acusações violentas em função de uma discussão que é natural. Quer dizer que ninguém pode questionar a prefeitura? Vocês são superiores a tudo?”, disparou.
Deusdete também relembrou algumas situações entre Ruy e Herzem que podem ter deixado mágoas. “O prefeito e advogado já tiveram algumas rusgas. Quando Ruy era presidente presidente da OAB, Herzem, ainda como radialista, fez acusações a Ordem dos Advogados. Ruy entrou com uma ação, a diretora da Rádio Clube pediu acordo, e ele exigiu retratação. Ele fez, mas parece que guardou a raiva no coração”, comentou. Deusdete citou também um episódio em que Ruy defendia uma causa da Viação Cidade Verde, e o prefeito pediu que ele se retirasse da prefeitura.
Em apoio e concordando com Ruy Medeiros, Deusdete frisou que o “atos públicos podem ser objeto de manifestação de qualquer pessoa” e que o advogado poderia ter sido questionado sim, mas sem raiva. “Questões pública não podem resvalar a raiva contida no peito por muito tempo”, reforçou.