O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou o resultado da reunião que teve com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), em Salvador, nesta terça-feira (22). O gestor contou com a presença de boa parte do seu secretariado no encontro que foi um dos primeiros momentos de discussões sobre investimentos com a prefeita reeleita para o município.
Sheila esteve acompanhada de alguns membros de seu governo e teve a reunião articulada pelo ex-deputado federal e líder do Avante, Ronaldo Carleto. Foi também uma das primeiras vezes que a gestora baixou a guarda e se permitiu buscar novos investimentos estaduais para Vitória da Conquista.
Para o governador, o encontro foi um momento de deixar as campanhas políticas de lado em prol do bem público a 3ª maior cidade da Bahia. “Desde oinício do meu governo que o meu conceito é que, passadas eleições, não haverá nenhum tipo de discriminação, porque a prefeita não fez campanha pra mim, mas na última campanha não fiz pra ela, então a imprensa sabe, a população sabe, o que interessa pra mim é o meu compromisso com o povo da Bahia, e especificamente no caso de Conquista”.
Jerônimo disse ainda ter uma relação muito respeita com a chefe do executivo conqusitense. “Quero agradecer a gentileza dela, a forma educada como nós nos tratamos, como sempre nós fazemos. Já encontrei com a prefeita outras vezes em eventos da exposição, em eventos religiosos, em eventos da política, e sempre um contato muito fino”, avaliou.
Uma das principais pautas da reunião foi a saúde municipal, em especial a ampliação do atendimento do Hospital Municipal Esaú Matos, que sofre com a alta demanda de pacientes. “A maternidade, que nós fizemos aqui uma agenda muito bem discutida, bem programada de repasse de recursos, nós ficamos, ela ficou de retomar ao município os temas de interesse. Eu também fiquei com o meu secretariado e ver esses temas importantes”, ponderou.
A UPA municipal que começou a ser construída pela atual gestão pouco antes das eleições também esteve entre as pautas. “Ela está construindo uma UPA, uma UPA tipo 3, propus na hora que a gente pudesse pensar juntos a construção de um hospital municipal para melhorar ainda mais o atendimento. Vamos entrar com recurso, com sete unidades básicas do ProSus, para a gente universalizar a atenção básica. Quanto mais a atenção básica é eficiente no município, a gente libera leito de hospital, corredor de hospital”, disse.
O governador já prevê novas visitas a Vitória da Conquista para tratar sobre as agendas marcadas com a prefeita. “Eu espero que ainda em maio possivelmente eu estarei aí. Ficamos de fazer visitas bilaterais, por exemplo, a secretária [de Saúde] Roberta irá a Vitória da Conquista, fazer a visita à maternidade, as nossas instituições lá, o hospital de base, mas também a rede municipal de saúde”.
Jerônimo deve vir ao município ainda para a entrega da Avenida Presidente Vargas e para visitar a obra da barragem do Rio Catolé. A sua presença é aguardada ainda na ExpoConquista 2025, que acontece em junho.