O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio de Moura Pereira, localizado no bairro Miro Cairo, Zona Oeste de Vitória da Conquista, está tomado pelo matagal.
Como o Blog do Sena verificou nesta quarta-feira (2), a unidade escolar está cercada por matos altos. A situação mostra que no local não foi realizada nenhuma intervenção ou limpeza, já que a altura dos matos é grande, dentro e fora da unidade escolar.
O problema é que a falta de limpeza pode ser um prato cheio para animais peçonhentos, insetos e animais que possam colocar em risco a saúde de alunos e profissionais de educação, já que as aulas presenciais estão próximas de começar.
Além disso, populares denunciaram a falta de segurança. Segundo eles, a creche chegou a sofrer arrombamento no último final de semana. O local não possui vigilantes aos finais de semana, apenas durante os dias úteis.
De acordo com o calendário escolar da Prefeitura, as aulas presenciais estão previstas para começar nos dias 21 e 22 de fevereiro, para o Ensino Fundamental I e II e 23 e 24 de fevereiro, para o Ensino Infantil, após o decreto municipal que adiou o retorno das aulas devido o aumento de casos de Covid-19 no município.
A creche é uma das mais novas do município. Foi entregue à comunidade em outubro de 2019, com o objetivo de atender ao todo 110 crianças, com idades entre 2 e 3 anos, em tempo integral. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão, proveniente do FNDE e de recursos próprios do município.