Vitória da Conquista terá Secretaria Municipal de Esportes. O Projeto de Lei Complementar nº 04/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado pela Câmara de Vereadores em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (25). O objetivo da nova pasta é ampliar as possibilidades de investimentos e políticas públicas por parte da Gestão Municipal, através de projetos e programas que buscam desenvolver as práticas desportivas, consideradas importantes para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população. Além disso, o esporte é também fonte de desenvolvimento econômico, pois contribui com a geração de emprego e renda no município.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, a criação da nova pasta indica avanço para a gestão e para a comunidade conquistense. “A Secretaria Municipal de Esportes reforça o crescimento e desenvolvimento de Vitória da Conquista que, por sua vez, exigiu a demanda de ampliação e modernização da administração pública, para que a cidade possa continuar nessa linha de ascensão e manter-se pujante. Sem dúvidas, é uma grande conquista para o nosso município e para o esporte da região”, disse.
Entre outras funções, compete à SME elaborar diretrizes e estratégias para fomentar o esporte e o lazer no Município, promovendo inclusão social e qualidade de vida; organizar competições, torneios e festivais esportivos para incentivar a prática esportiva e revelar talentos; estabelecer programas de incentivo, patrocínio e apoio técnico para atletas, equipes e entidades esportivas do Município; e buscar financiamentos, patrocínios e parcerias com órgãos públicos, privados e entidades do terceiro setor para fortalecer as iniciativas esportivas municipais.
A Prefeitura, nos últimos anos, tem feito grandes investimentos em equipamento esportivos, a exemplo da revitalização do Estádio Municipal Murilo Mármore (Murilão) e do Parque Lagoa das Bateias, que passou a contar com uma Vila Esportiva, um espaço que conta com um campo de futebol society equipado com grama sintética, alambrado e arquibancada, uma quadra poliesportiva, quatro quadras de areia, arena para prática de capoeira, dois quiosques, e ciclovia, que faz parte do complexo do parque. Somente em 2025, já foram entregues três campos de futebol e três quadras poliesportivas nas Zonas Urbana e Rural.
Outras aprovações
No mesmo expediente, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 03/2025, que moderniza a estrutura administrativa e garante eficiência, transparência e alinhamento com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que norteiam a administração pública. Além disso, o PL permitirá o aprimoramento das regras que regem os cargos em comissão e funções de confiança, o que representa um avanço significativo na governança municipal, permitindo uma melhor alocação de recursos humanos e financeiros, além de fortalecer a credibilidade das instituições públicas perante à sociedade.
Foram aprovados também os projetos de lei 5, 6, 8 e 9 de 2025, que reestruturam as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente, de Comunicação, e o Gabinete Civil, além de renomear como Secretaria Municipal da Cultura (Secult) a até então Secretaria Municipal de Cultura Turismo, Esporte e Lazer, para atender às novas demandas.
As mudanças fazem parte do pacote de modernização da administração pública municipal e acompanham o desenvolvimento exponencial de Vitória da Conquista, considerada a melhor cidade para se viver na Bahia, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024, que mede diferentes indicadores da qualidade de vida da população, como segurança pessoal, moradia, acesso ao conhecimento e direitos individuais.
Os projetos de lei seguem para sanção pela prefeita Sheila Lemos.