Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Projeto de Lei propõe distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas municipais de Conquista

Random image

Um Projeto de Lei, de autoria do Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, está propondo a distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas da rede municipal. Encaminhado na última sexta-feira (10), o pedido ainda deve ser analisado pela Câmara de Vereadores nas próximas sessões. O PL havia sido proposto originalmente pelo vereador Ricardo Babão (PCdoB), mas a competência desse tipo de proposta ultrapassa os limites de ação dos parlamentares.

O projeto tem o intuito de fornecer o artigo para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, que não possuem condições de comprar itens de higiene pessoal, a fim de evitar que utilizem objetos prejudiciais à saúde para substituir o absorvente. O autor também recomenda a medida como uma forma de elevar os padrões de dignidade e saúde da população em vulnerabilidade.

No texto, ressalta-se que muitas pessoas deixam de frequentar às atividades letivas e de realizar atividades cotidianas em razão da falta de produtos de higiene íntima. “Levando em consideração a duração média de um ciclo menstrual, de cinco a sete dias, estudantes perdem em média 50 dias letivos por ano, o que tem ocasionado a evasão escolar”, afirma.

A proposta ainda leva em conta o conceito de pobreza menstrual, que segundo relatório da Unicef de maio de 2021, “é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação”.

O custo da menstruação é de cerca de R$ 12 por mês, o que para uma família de baixa renda torna-se demasiadamente alto.

Considerando todos esses apontamentos, de acordo com a proposta, “é imprescindível que os produtos de higiene íntima passem a fazer parte do orçamento das unidades escolares do Município”.

Para conferir o texto integral deste Projeto de Lei, clique aqui.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também