*Os professores da Rede Estadual de Ensino voltaram a se manifestar no Centro de Conquista exigindo que o governador Jerônimo abra um canal de negociação. O protesto, organizado pela APLB Sindicato, foi realizado na Praça 9 de Novembro. A categoria também paralisou as atividades em toda a Bahia. Hoje (13) e amanhã (14) as aulas estão suspensas.
Os professores reivindicam um reajuste salarial de 10 por cento para cobrir as perdas com a inflação, respeito ao piso salarial e à data base da categoria. Segundo eles a proposta enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues à Assembleia Legislativa da Bahia não leva em conta nenhuma dessas reivindicações.
“ A educação se faz com valorização, essa é a nossa principal reinvidicação. Ter um reajuste digno é o direito de quem faz da educação”, afirmou Tony Alcântara, delegado sindical. Ao mandar um recado para os pais e mães dos alunos que ficarão sem aula o sindicalista eleva a temperatura e responsabiliza o governador Jerônimo: “Se seu filho está sem estudar, a culpa é do governador que não mandou uma proposta decente para a categoria”.