“Carnaval é na rua. Festa de estacionamento não é carnaval”, diz produtor cultural
Após polêmica sobre a mudança do bloco de carnaval Curtaki, da Praça Barão do Rio Branco para o estacionamento do shopping Boulevard, o grupo Beco Alternativo Produções anuncia que fará carnaval popular nos dias 3, 4 e 5 de março. Segundo os organizadores, nos dois primeiros dias a festa será realizada na Praça Guadalajara, a partir das 15h. Já no dia 5, um trio elétrico sairá da Praça Barão do Rio Branco, fazendo o percurso Av Vivaldo Mendes – Rosa Cruz, encerrando na Concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Em entrevista ao Blog do Sena, Esdras Tenório, membro do Beco Alternativo Produções, frisou que o Bloco Curtaki começou como festa popular, mas agora se distancia da população conquistense. “Carnaval em espaço privado não é carnaval, é apenas uma festa. E não queremos mais uma festa privada, já tem muito disso na cidade”, disparou.
Segundo Esdras, o bloco de rua tem como objetivo proporcionar à população o direito ao lazer. “O Carnaval é uma festa importante no calendário, o povo tem o direito de celebrar”, disse.
Tenório sugeriu também a intervenção da CDL na decisão sobre a mudança do local do Curtaki. “ Sabemos que a CDL é uma subprefeitura aqui no centro. Mas não podemos permitir que nenhuma organização e nenhum governo acabe com as festas populares que acontece na cidade”, ressaltou.
Polêmica sobre mudança do bloco Curtaki – Desde que foi anunciada a mudança do Carnaval Cultural para o estacionamento do shopping Boulevard, o Blog do Sena vem acompanhando o caso com matérias que mostram a opinião de ambas as partes. Divulgamos com exclusividade a petição pública contra a mudança (clique aqui), mas também noticiamos a explicação de Dillan Júnior, organizador do Curtaki (confira no link).