Neste sábado (1º) foi dado início as atividades da 2ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Vitória da Conquista. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Políticas LGBT, setor vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes, com o apoio de alguns coletivos e movimentos sociais.
As celebrações da Marcha foram concentradas no Bosque da Paquera – Exposição. Entre o intervalo entre as duas primeiras atrações musicais, os participantes da Marcha rodearam o Bosque num cortejo festivo. Em seguida, retornaram para os shows, que continuarão noite adentro. Além da Feira Cultural da Diversidade, houve distribuição de preservativos, panfletos informativos e autotestes de HIV, a cargo da equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. Davi Capistrano Filho (CAAV).
O organizador da Marcha, Anderson Rocha, comentou sobre o quê motivava todos ali a se juntarem para compartilhar afetos: “Nós ocupamos os espaços onde nos sentimos acolhidos”. Já o coordenador municipal de Políticas LGBT, José Mário Barbosa, pontuou que vida não costuma ser fácil para quem integra a comunidade LGBTQIAPN+. “No Brasil, a gente continua sendo o primeiro lugar no mundo em LGBTfobia. A Bahia saiu do terceiro lugar e ocupou, no ano passado, o primeiro lugar. E nós moramos em Vitória da Conquista, estamos no terceiro lugar na Bahia, entre os 417 municípios”, informou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, se referiu às iniciativas do Governo Municipal nessa área. “Todo o governo entende a necessidade de nós visibilizarmos essa pauta, compreendendo que somos um governo para todas as pessoas dentro de um processo democrático. Reforçar a pauta dos direitos humanos é uma questão fundamental para nós garantirmos que a população LGBTQIAPN+ possa, cada vez mais, ampliar a sua participação na vida da comunidade, acessando direitos básicos que as políticas públicas precisam estar promovendo”, defendeu.
Programação continua no domingo (2)
Neste domingo (2), o evento continua no Bosque da Paquera, novamente com a Feira Cultural da Diversidade, das 14h às 22h horas, oferecendo diferentes atividades, apresentações artísticas e espaços de convivência.
A Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Vitória da Conquista conta com a participação de diversos artistas, entre eles: o Dj Lavinsk, a cantora Tofallini, Yanne Lin, Mina, Keyla, a Dj Tieta, os Djs Super Nova, o Dj Cajak, o Dj Pedro Rafael, a Dj Nayara, o Dj Jeff e a Dj Lee.
*Com informações da Ascom PMVC