A presidente da OAB, Subseção de Vitória da Conquista, Dra. Luciana Silva, juntamente com a Dra. Daniella Santos, diretora-tesoureira da mesma instituição, publicou na Revista da Advocacia Baiana um artigo acerca da representatividade da mulher no âmbito do direito.
Ambas as autoras são professoras e pesquisadoras e o trabalho publicado revela a evolução gradual em direção a uma maior representatividade feminina na advocacia e na OAB, embora desafios de desigualdade de gênero ainda persistam.
O artigo discute como a formação dos cursos de direito no Brasil foi predominantemente conduzida por homens, resultando em um sistema jurídico que refletia a divisão sexual do trabalho.
No entanto, algumas mulheres, principalmente aquelas de classes econômicas mais altas, conseguiram acessar os espaços intelectuais e profissionais que foram historicamente dominados por homens.
O artigo também menciona as mudanças recentes na representatividade feminina na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2021, a Resolução 05/2020 estabeleceu a paridade de gênero (50%) nas eleições da OAB, alterando significativamente a representatividade das mulheres nos cargos diretivos da instituição.
Anteriormente, as mulheres eram sub-representadas nas posições de destaque na OAB, incluindo a presidência das seccionais.
🔗 Para acompanhar o artigo completo, faça o download da revista através do link:
http://https://www.oab-ba.org.br/arquivos/oab_revistas/20/PDF_REVISTA.pdf