Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Presidente do Simmp participa de Conferência Extraordinária Estadual de Educação e destaca importância da valorização do professor

Random image

Cerca de 1,5 mil educadores e especialistas dos 417 municípios baianos, participaram da Conferência Estadual de Educação Bahia (COEED-BA 2023), em Salvador. O evento, que é promovido pelo Fórum Estadual da Educação (FEEBA) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) nos dias 4 e 5 de dezembro.

Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade“, o evento teve como propósito monitorar os planos de educação existentes em âmbito nacional, estadual e municipal. A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Elenilda Ramos, participou do evento.

Em entrevista ao canal de comunicação do evento, a presidente do Simmp destacou a importância da escuta de forma democrática. “Esse é o momento histórico que a gente está vivenciando, democrático. A gente precisa fortalecer esses movimentos, esse momento. A gente teve em Vitória da Conquista a nossa conferência e foi muito bacana porque teve uma participação considerável de pessoas, nós trouxemos um número considerado de delegados e a escuta que foi o mais importante, esse trabalho coletivo, é um trabalho que deve ser respeitado”, destacou Ramos.

A presidente ressaltou a importância de as discussões realizadas no evento serem colocadas em práticas. “As discussões são ótimas, a equipe está e parabéns. Esperamos que as nossas escutas, as nossas reivindicações sejam realmente de fato respeitadas e que seja feito esse documento para a gente poder colocar em prática. Porque não adianta fazer algo bonito para gringo ver, né. A gente precisa fazer a história acontecer”, disse Ramos.

O Plano Nacional de Educação, decenal, foi aprovado pela Lei nº 13.005/2014, e estará em vigor até 2024. As discussões irão compor o novo documento para a próxima década. É um plano para a nação brasileira, com responsabilidades compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Por ser decenal, ultrapassa diferentes gestões de governo, superando, dessa forma, a descontinuidade das políticas públicas a cada mudança de condução político-partidária.

Para a presidente do Simmp, a valorização do profissional de educação é um dos maiores desafios da educação municipal. E pede que todos os eixos essenciais para uma educação de qualidade sejam respeitados pelo Executivo.

“Todos os eixos são importantes, mas para Vitória da Conquista está sendo mais caro a valorização do profissional de educação, do professor. Nós estamos penando nesse sentindo. Infelizmente, nós temos não um governo (municipal) que respeita a nossa categoria, não dialoga, falta o cumprimento da Lei do Piso na íntegra. Então, assim, é caro para o professor passar por isso porque trata justamente do salário, manutenção. A prefeita precisa rever isso. Todos os eixos são importantes, a gente não quer só valorização. A gente quer sim que todos os eixos sejam cumpridos e sejam respeitados”, finalizou Ramos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também