Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Presidente da COOPMAC descarta realização de exposições e pede apoio

Random image
Foto: Blog do Sena

A Exposição Nacional do Agronegócio, Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense LTDA (COOPMAC), não vai acontecer este ano. A informação foi confirmada pelo presidente da cooperativa, Gilmar Oliveira, em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, nesta quarta-feira (21). 

Este ano, a 53º Exposição Nacional do Agronegócio, seria realizada no mês de junho. No entanto, a COOPMAC adiou por tempo indeterminado, alegando inviabilidade financeira. Para o Blog do Sena, Gilmar descartou a possibilidade de realização de exposições agropecuárias ainda este ano. Ele pede que o assunto tenha espaço para o debate. 

“Não acredito mais que dê para fazer. Nós queremos até propor uma discussão pública para poder a gente ver como vai ficar esses custos para se realizar a cooperativa. Porque a cooperativa para encontrar viabilidade financeira precisa sair batendo de porta em porta, que seja de Prefeitura, de Estado, alguns deputados, da própria iniciativa privada, e não é justo, a gente todo ano, não ter um foco de como fazer a exposição”, revelou. 

O evento é um dos mais tradicionais da cidade e além de gerar entretenimento para a população, também gera emprego e renda. O presidente da COOPMAC pediu apoio da administração pública e da iniciativa privada. “Acho que precisamos de ajuda de tudo já que é algo sem fins lucrativos, vamos dizer assim. Se tiver lucro, bem, mas em uma cooperativa frágil, que lutou muito nos últimos anos para criar sustentabilidade, assumir um evento dessa ordem, e perder aí 300, 500 mil reais? Como vamos ficar com nossos cooperados?”, contou. 

Foto: Blog do Sena

A COOPMAC está com novos planos. Um deles é a inclusão de aulas de cooperativismo na grade escolar das escolas municipais, em Vitória da Conquista. O projeto visa ensinar noções e a importância do cooperativismo para crianças do ensino fundamental. Nesta quarta-feira (21), o presidente da COOPMAC, Gilmar Oliveira, participou de uma reunião com o secretário de educação, Edgar Larry, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed). 

“Estamos aqui na Secretaria de Educação dando andamento às tratativas de nos unirmos ao município em três ou quatro escolas infantis trazendo conhecimento do cooperativismo para o município. Ou seja, no sul do país por exemplo, em todas as escolas municipais, faz parte da grade curricular o cooperativismo. Então, é uma das coisas que queremos orientar e trabalhar na educação”, explicou Oliveira. 

Atualmente, as escolas municipais da zona rural ensinam os alunos a fazer a própria horta. O presidente da COOPMAC aprovou a iniciativa e revelou que a cooperativa ainda pode ensinar os alunos como expor e vender os produtos. 

“Gostaria até de parabenizar à Prefeitura por essa iniciativa de já ter escolas rurais já ensinando os alunos a fazer as hortinhas de cada um e nós estamos para ajudá-los, se for o caso até, de atrair uma feirinha em um dia, para a criança não só aprender cooperativismo, mas aprender também gestão, união entre os alunos e aprender como expor e vender o seu produto. Ou seja, criar o espírito do cooperativismo desde a infância.”, ressaltou Oliveira. 

Assista a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também