A proposta de criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB) segue mobilizando lideranças políticas de toda a região. Nesta quinta-feira (22), o projeto ganhou um importante apoio institucional com a participação do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), em um encontro realizado em Vitória da Conquista.
Organizado pelo vereador Ivan Cordeiro (PL), presidente da Câmara Municipal de Conquista e articulador do movimento, o evento reuniu lideranças dos 37 municípios que podem integrar a futura RMSB. A presença de Muniz, representante da capital baiana, reforça o caráter estratégico da articulação política em torno da proposta.
Em entrevista ao Blog do Sena, Ivan Cordeiro destacou que o apoio de Carlos Muniz simboliza a força do Legislativo na construção de soluções regionais. Segundo ele, a presença do presidente da Câmara da capital confere ainda mais legitimidade ao debate e demonstra que o projeto vai além das fronteiras de Vitória da Conquista.
“Muito feliz, Sena, com a presença do nosso querido amigo Carlos Muniz, vereador, presidente da Câmara da nossa capital. Isso mostra a importância que é o projeto da criação da região metropolitana. Além dos presidentes das câmaras que compõem a região, nós sabemos também, a visita, o apoio aqui do nosso querido amigo Carlos Muniz, é a força também do Legislativo, para além da criação também da região metropolitana, mostrar a importância do Legislativo Municipal no trabalho, pelo desenvolvimento, pelo progresso dos nossos municípios”, afirmou Cordeiro.
Já o vereador Carlos Muniz fez questão de destacar a importância do projeto idealizado por Ivan Cordeiro e garantiu total apoio institucional ao avanço da proposta. Para ele, a criação da RMSB permitirá uma articulação mais eficaz entre os municípios, dando mais força às reivindicações junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal.
“Com certeza, para mim é um prazer estar aqui para realizar esse sonho que é idealizado por nosso amigo Ivan Cordeiro, para podermos fazer com que esse sonho seu, Ivan, seja realizado, que é a formação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista. Pode ter certeza que você pode contar aqui com todo o nosso apoio, porque todas essas 37 cidades serão beneficiadas com esse sonho seu, que com certeza será realizado. Quando eu vejo você falar da infraestrutura de Conquista e dessa região, essas cidades todas serão beneficiadas, e a cobrança será feita de uma forma em que o governador e o presidente da República verão com outros olhos e não achando que é Vitória da Conquista que está pleiteando esses benefícios, e sim toda a região”, explicou Muniz.
Carlos Muniz também comparou o projeto da Região Metropolitana do Sudoeste com a experiência da Região Metropolitana de Salvador, da qual fazem parte cidades como Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias d’Ávila e Candeias. Segundo ele, os avanços na RMS podem servir de exemplo para o que se pretende construir no interior.
“Todos [os municípios] são beneficiados, principalmente na parte de infraestrutura, saúde, educação, mais transporte público, mas em todos, porque toda a população será beneficiada. Então, quando for feito algo de infraestrutura, não será o benefício de Vitória da Conquista, sim de toda a região. Quando for feito algo para melhorar a saúde pública, não será Vitória da Conquista e sim todas as 37 cidades que participarão da região metropolitana. Então, o benefício não irá nem para essas cidades, mas sim para a população que nela convive”, pontuou Muniz.
Atualmente, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) é composta por 13 municípios e foi criada em 1973. Desde então, o modelo de gestão compartilhada tem favorecido avanços em áreas como mobilidade, saúde, infraestrutura e planejamento urbano. A proposta defendida por Ivan Cordeiro segue esse mesmo modelo.
Como o Blog do Sena já noticiou, o projeto de criação da RMSB está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia, por meio de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL). A proposta prevê a criação de um conselho regional para integrar os esforços entre os municípios, promovendo políticas públicas conjuntas e desenvolvimento territorial. Com o apoio de representantes do Legislativo da capital e do interior, o projeto da Região Metropolitana do Sudoeste avança como uma das principais pautas de integração e desenvolvimento regional da Bahia.
📎 Leia também: Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia: projeto avança e mobiliza lideranças políticas em Vitória da Conquista