Uma importante reunião ocorrida na tarde da última terça-feira (20), em Vitória da Conquista, apontou um novo horizonte para Vitória da Conquista: a possibilidade de integrar o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (CIVALERG). O Consórcio busca viabilizar parcerias entre os municípios participante e os governos estadual e federal a fim de buscar o desenvolvimento e o fortalecimento regional.
Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé (MDB), o líder da bancada de situação, Ivan Cordeiro (PTB), o vice-líder da bancada de oposição, Ricardo Babão (PCdoB), além do presidente do Civalerg e prefeito de Licínio de Almeida, Frederico Vasconcellos.
Em entrevista o Blog do Sena, Dudé fez uma avaliação positiva da reunião. “Nós tivemos uma importante conversa sobre a importância da união dos municípios para o desenvolvimento regional esperamos que essa conversa que nós tivemos, através da Câmara de Vereadores, dê bons frutos para a região de Vitória da Conquista, é que, tão logo, a prefeita Sheila Lemos, possa se reunir com o presidente do Consórcio. É de fundamental importância que Vitória da Conquista, que é uma cidade polo, estabeleça essa relação com o Consórcio, para que a gente possa pensar no franco desenvolvimento regional e na vinda de grandes projetos”, avaliou Dudé.
O presidente do Civalerg também fez um balanço positivo do encontro. “A reunião foi muito proveitosa, a gente explicou o funcionamento do Consórcio e a importância de trazer Conquista para essa discussão regional. Saí do encontro com a melhor impressão possível para a gente poder trazer Conquista para esse diálogo dos municípios que fazem parte do Civalerg”, ponderou Frederico.
O presidente adiantou que uma reunião com a prefeita Sheila Lemos (DEM) foi marcada para a próxima semana por intermédio dos vereadores para tratar sobre a possível entrada de Vitória da Conquista no Consórcio.
Com sede em Vitória da Conquista, o CIVALERG reúne municípios do Centro Sul Baiano, como Belo Campo, Tremedal, Condeúba, Cordeiros, Presidente Jânio Quadros, Guajerú, Malhada de Pedras, Mortugaba, Cândido Sales, Anagé, Maetinga, Caraíbas e Licínio de Almeida.