O presidente da Câmara Municipal de Brumado, Rubens Araújo, foi dos participantes do evento discutiu a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, realizado nessa quinta-feira (22). O evento reuniu presidentes de Câmara de vereadores de 37 munícipios, além de secretários e membros da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, e vereadores.
Durante sua participação, Rubens concedeu entrevista ao Blog do Sena sobre os primeiros os cinco primeiros meses da gestão do prefeito Fabrício Abrantes (AVANTE) e avaliou positivamente. Ele destacou o início promissor da administração, os esforços de reestruturação do município e os investimentos já assegurados em parceria com o Governo do Estado.
“Graças ao bom Deus, a gestão de Fabrício hoje está em excelência”, afirmou Rubens. Segundo ele, apesar das dificuldades enfrentadas na transição, a nova equipe conseguiu superar obstáculos e colocar Brumado em uma nova rota de desenvolvimento”, disse Araújo.
Fabrício Abrantes foi eleito em 2024 com 21.567 votos (49,79% dos válidos), após uma disputa acirrada. Empresário, de 37 anos, com ensino superior completo, ele administra a cidade ao lado do vice-prefeito Dr. Marlucinho, ambos pelo AVANTE, dentro da coligação Brumado Tem Jeito.
De acordo com Rubens, uma das marcas da nova gestão tem sido o diálogo e o alinhamento com os governos estadual e federal, que já resultam em conquistas expressivas para o município. Entre elas, a assinatura de um contrato com a Embasa no valor de R$ 330 milhões, que prevê a execução do esgotamento sanitário e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia.
“As tratativas já foram feitas com a Embasa. O prefeito assinou um contrato de 330 milhões de reais para fazer o esgotamento sanitário e também fazer a segunda etapa da Barragem de Cristalândia. As expectativas são boas. Aguardamos agora os trâmites legais, a questão da licitação, e espero que logo em breve, talvez no segundo semestre ou, no mais tardar, no início do ano que vem, nosso esgotamento tão sonhado saia do papel e vá, de fato, para a realidade”, explicou.
Rubens também fez críticas à gestão anterior, afirmando que Brumado ficou isolada por motivações políticas. Para ele, Fabrício tem sido capaz de reverter esse cenário. “Infelizmente, o governo anterior bloqueou o município, seja na questão estadual, seja na questão federal, por uma questão meramente ideológica. E o Fabrício, não obstante a isso, passando as eleições, tentou e conseguiu, graças ao bom entendimento, ao bom diálogo dele, trazer o Governo do Estado para dentro do município, trazer o Governo Federal para dentro do município. Como agora, que acabou de sair lá da Marcha dos Prefeitos. Então, assim, Brumado com certeza vai entrar numa roda de crescimento e desenvolvimento muito grande com a atual gestão”, pontuou Araújo.
O presidente da Câmara também enfatizou que o momento atual é de renovação para Brumado, com um governo mais sensível às demandas populares. “Brumado respira novos ares de muita democracia e de muita sensibilidade para o povo”, finalizou.