Após um período de paralisação, a obra de pavimentação da estrada que liga os distritos de Pradoso a Bate-Pé, em Vitória da Conquista, foi retomada. Nesta segunda-feira (7), máquinas estavam no trecho e os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A intervenção, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, havia sido interrompida devido a problemas com a empresa contratada para executar os serviços.
A pavimentação da via é aguardada há anos pelos moradores da zona rural . Com extensão de aproximadamente 22 km, a estrada é uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola local e de deslocamento entre os distritos. Segundo informações oficiais da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o investimento total da obra ultrapassa R$ 20 milhões e vai beneficiar diretamente mais de 15 mil pessoas.
A obra tem sido alvo de críticas por parte de membros do governo municipal. Desde o anúncio da pavimentação, realizada pelo Governo do Estado, representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista, ligados à gestão da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), fizeram até política contra a execução da obra no local. As críticas, inclusive, partiram também de gestores da subprefeitura de Bate-Pé. O atraso na obra, foi apenas mais um motivo para as críticas retornarem. Muitos utilizaram as redes sociais para criticar o ritmo das obras e a demora na sua conclusão. Eles também se manifestaram contra o Governo do Estado, responsabilizando-o pelo atraso e criticando a obra.
Na contramão das críticas, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), conhecido por seu alinhamento ao bolsonarismo, esteve no local, nesta segunda, para fiscalizar os trabalhos. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar celebrou o avanço da obra e destacou o diálogo com o engenheiro responsável pelo serviço.
“Hoje, segunda-feira, dia 7 de abril, começamos a semana fiscalizando essa obra tão importante, que é a pavimentação da estrada do Pradoso ao Bate-Pé. Estamos aqui na região do Braga e do Mamão, acompanhando os serviços. Conversei com o engenheiro responsável e ele nos garantiu que o mais rápido possível ela será totalmente pavimentada e entregue para a população”, afirmou o vereador.
A reativação dos serviços reacende a expectativa dos moradores, que aguardam melhorias na mobilidade e no acesso aos serviços públicos. A conclusão da obra promete reduzir o tempo de deslocamento, melhorar o tráfego e impulsionar o desenvolvimento econômico da zona rural de Vitória da Conquista. O vereador Ivan prometeu acompanhar a obra, ressaltando sua importância para os moradores.
“Uma luta não apenas nossa mas de todos os moradores da região do Pradoso ao Bate-pé. Só vamos sossegar quando cada quilômetro que liga esses dois distritos estiver asfaltado”, destacou Cordeiro.