Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prefeitura se exime de responsabilidade sobre evento realizado no Cemae; Vereadora Lara Fernandes se manifesta

Random image
Foto enviada pela vereadora Lara Fernandes

A Prefeitura de Vitória da Conquista se manifestou acerca do evento ocorrido no Cemae, na manhã desta terça-feira (08), que deveria fornecer atendimento de várias especialidades médicas a crianças em celebração ao Abril Azul, que busca conscientizar a população sobre o autismo. De iniciativa da vereadora Lara Fernandes (Republicanos), foi divulgado que seriam ofertados atendimentos odontológicos, psicológico, além de consultas com pediatra e neuropediatra, especialidade muito requerida na cidade e que ainda não é ofertado pela rede municipal de saúde.

Foto enviada pela vereadora Lara Fernandes

Pais e crianças compareceram em peso ao local, contudo, de acordo com os relatos recebidos pelo Blog do Sena, muitas pessoas saíram sem ser atendidas. A situação provocou muita revolta e frustração.

A Prefeitura informou que não tinha qualquer responsabilidade sobre a realização do evento, a não ser a cessão do espaço. Também foi informado que o Cemerf, que é o Centro de Reabilitação só foi cedido diante da justificativa de que seriam ofertados atendimentos que possuem grande demanda na rede de saúde. Por fim, o evento não foi divulgado nos canais oficiais da Prefeitura. A nota na íntegra pode ser conferida ao final da matéria.

Nossa redação entrou em contato com a vereadora Lara Fernandes para esclarecer o que havia acontecido. Ela respondeu que todos os atendimentos anunciados foram de fato ofertados, e que cerca de 150 crianças foram cadastradas e receberão atendimento em outro momento de acordo com o perfil traçado pelos psicólogos presentes.

A edil disse ainda que foi avisada que ativistas políticos estariam se organizando para tumultuar o evento. Diante da possibilidade de assustar as crianças, que em sua maioria eram neuroatípicas, ela pediu apoio da Guarda Municipal para manter a segurança no local.

Nota da vereadora na íntegra: 

Como vc está vendo, houve sim o evento! Estava marcado
Para 9 horas, iniciamos às 8. Eu tomei a iniciativa mas o evento foi abraçado por vários profissionais de clínicas que já atendem crianças do espectro autista. Agradecendo – todos os profissionais envolvidos, a Clínica Family e a FTC! Foram 160 crianças acolhidas e cadastradas. . Todos os serviços oferecidos no card foram ofertados. Teve sim,Bolo, salgados e guloseimas servido às 11 horas e todos que estavam presentes foram bem
Servidos. Todos foram informados que teremos outros momentos com as crianças cadastradas, divididas pelo perfil que foram traçados pelos psicólogos. Agora já tinha sido informada desde o dia interior que tinha pessoas já com ativismo político em grupos de WhatsApp tumultuando e fala do que ia lá pra fazer confusão e filmar. Com medo de causar tumulto e assustar as crianças , cheguei a pedir ao comandante da guarda no dia anterior que fizesse a segurança do local. Não podemos negar que há um déficit de atendimento aos autista em Conquista, mas soma-se a isso, crianças sem síndrome nenhuma que foi ao evento atrás de consulta pediátrica, eu mesma atendi 4 crianças que não tinham nenhum problema neurológico. E tb pessoas querendo forçar laudo para conseguir benefício no INSS, o que eu já venho constatando semanalmente em meus atendimentos como professora do curso de Pediatria da UESB num movimento cada vez mais crescente, o que dificulta até o planejamento do município voltada para esse público. E outro fator que eu não contava, crianças de outros municípios vieram para o evento. Atendemos a todos com carinho. E teremos sim outros momentos. Já vou avisando aos incomodados com a minha ação.

Nota da Prefeitura 

*Nota ao Blog do Sena*

A Prefeitura de Vitória da Conquista vem a público esclarecer que não tem responsabilidade sobre o evento realizado na manhã desta terça-feira (8), para crianças autistas, no Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf), que funciona no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). A única participação foi em ceder o espaço, após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ser informada de que seriam ofertados atendimentos e serviços que vinham sendo solicitados pelas mães de crianças autistas, *a exemplo do serviço de neuropediatria que o município ainda não disponibiliza, embora já tenha assinado o contrato com o profissional e esteja na finalização dos trâmites administrativos para início da prestação do serviço*. Ressalta que em momento algum a Prefeitura divulgou o evento em seus canais oficiais (site e redes sociais), uma vez que não foi a realizadora.

É importante destacar que o cuidado com a infância e a adolescência é prioridade do Governo Municipal, com ações reconhecidas não apenas em nível estadual, mas também no Brasil e até no exterior, a exemplo da implementação da Lei 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Protegida, e a criação do Complexo de Escuta Protegida, espaço que garante acolhimento e evita a revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Em reconhecimento ao compromisso da gestão com a proteção integral da infância, o município foi vencedor da quarta edição do Prêmio Prioridade Absoluta, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E hoje, a gestora do município foi empossada como vice-presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas da Infância e Adolescência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

A Gestão Municipal reitera que o cuidado com a infância e adolescência é prioridade em Vitória da Conquista, incluindo as crianças neurodivergentes e mães atípicas, e reforça o seu compromisso com ações públicas que possam contemplar esse público nas suas necessidades básicas.

Secom, 8 de abril de 2025.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também