Na manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura entregou à comunidade de Campo Formoso, no distrito de Iguá, a 35 quilômetros da sede do município, o novo prédio da Escola Municipal Otaviano Salgado, que foi reconstruído para atender a demanda da região. Foram investidos mais de R$ 2,3 milhões na obra. O novo espaço dispõe de seis salas de aula, cada uma com capacidade para abrigar até 40 estudantes. Há ainda laboratório, auditório, cozinha, refeitório, sala de leitura, depósito e espaço para recreação.
Além das novas instalações, a unidade também trouxe novidades no aspecto pedagógico: é a primeira escola da zona rural a oferecer ensino em tempo integral. As atividades começam às 8h e encerram às 16h30, com direito a três refeições – lanche, às 9h; almoço, às 12h, e o lanche da tarde, às 15h.
“Hoje é um dia de alegria e de dar boas-vindas aos nossos alunos”, anunciou a prefeita, minutos antes de descerrar a placa de inauguração, ao lado de integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e de outros setores do Governo Municipal, além de vereadores e moradores da região de Campo Formoso.
Sheila falou sobre os avanços em infraestrutura, que somaram R$ 14 milhões, recursos municipais investidos em reformas e ampliações ao longo de 2022. Mencionou ainda a aquisição de veículos para o transporte de estudantes e deu especial destaque às novidades no que se refere ao conteúdo pedagógico, como a qualificação de profissionais e a chegada do ensino em período integral ao interior do município.
“Esta é a maior escola da zona rural de Vitória da Conquista. E é, também, a primeira da zona rural a ter ensino em tempo integral. As mães vão saber que seus filhos vão entrar aqui às oito horas e vão sair às quatro e meia. E seus filhos, estando aqui, serão muito bem cuidados”, declarou a gestora, acrescentando: “A educação é o principal ponto para termos uma sociedade justa e igualitária, onde todos tenham as mesmas oportunidades e os mesmos direitos.
No entender do secretário Edgard Larry, trata-se de “um dia efetivamente histórico para o município”. “Esta escola é uma referência para Vitória da Conquista. E isto é apenas parte de um projeto para a educação municipal, que vem sendo desenvolvido pela prefeita Sheila Lemos”, afirmou.