A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou um decreto extinguindo 16 escolas na zona rural do município. A publicação foi feita do Diário Oficial do município no dia 20 desse mês.
De acordo com o texto publicado, o fechamento das unidades de ensino têm em vista pesquisas realizadas nas unidades, bem como a necessidade de otimização dos recursos públicos e da organização da rede municipal de ensino.
Outras justificativas apresentadas para o fechamento são a necessidade de apresentar dados fidedignos ao Censo Escolar e o posicionamento da Secretaria Escolar, do Conselho de Educação e do Núcleo Territorial de Educação.
As escolas fechadas são: Centro Comunitário Municipal Bibiana Ferreira Porto, Escola Municipal Canaã, Escola Municipal de Cortesia, Escola Municipal Dom Pedro I, Escola Municipal Fazenda Arame, Escola Municipal Fazenda Bonito, Escola Municipal Fazenda Quicaca, Escola Municipal Inocêncio Santos, Escola Municipal JJ Seabra, Escola Municipal José Alfredo Rodrigues Lima, Escola Municipal Matinha Il, Escola Municipal Olho D’agua da Serra II, Escola Municipal Poço Comprido II, Escola Municipal Riachinho Il, Escola Municipal Santa Rita e Escola Municipal São João I.
A administração não apresenta, contudo, um parecer informando se ouve um diálogo com a comunidade para que as unidades fossem extintas.
A Prefeitura vem sendo investigada pelo Ministério Público Federal pela desativação de outras 14 unidades de ensino desde o ano de 2018 (na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão). A unidades de ensino desativas anteriormente, atendiam à comunidades quilombolas, fornecendo Ensino Fundamental I.