Nas avenidas onde as chuvas provocaram erosão do asfalto e abriram grandes buracos, que foram cobertos e, em seguida, voltaram a aparecer, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) identificou rompimento de tubulações e outros danos significativos na estrutura de drenagem e na base do asfalto. Para reparar esses estragos, a Prefeitura espera contar com a parceria da Embasa.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, uma avaliação está sendo feita para verificar a razão dos rompimentos e abertura de crateras, como nas avenidas João Pessoa, Régis Pacheco, Crescêncio Silveira e São Geraldo. “O plano é que no período de estiagem, a gente faça os reparos nas galerias de drenagem de responsabilidade do Município, ao mesmo tempo em que a Embasa consiga também fazer uma operação junto conosco para recuperar os danos que foram causados pelos extravasamentos”, diz Jackson.
Ele explica que que há muita água pluvial sendo jogada na rede de esgotamento sanitário, de responsabilidade da Embasa. e muita ligação de esgoto sendo jogada nas redes de drenagem. “Isso aumenta e potencializa os danos da nossa estrutura. E uma solução mais rápida e mais eficaz virá se a Embasa atuar em entendimento com a Prefeitura nessa questão”, afirma o secretário