O sonho da casa própria ficou mais perto de ser realizado para os servidores públicos municipais de Vitória da Conquista, com o lançamento, neste sábado (29), no Centro de Convenções Divaldo Franco, do Residencial Vila Servidor, um empreendimento da Prefeitura Municipal e da VCA Construtora, empresa vencedora do Chamamento Público nº 001/2024. O evento contou com a participação dos servidores, da prefeita Sheila Lemos e do vice-prefeito Aloisio Alan, equipe de governo, colaboradores da VCA e vereadores.
A Vila Servidor é um condomínio com 708 casas e infraestrutura de área de lazer com piscina, brinquedoteca, academia, e casas de dois ou três quartos. Os servidores que se inscreveram e estão aptos na portaria 95/2024, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto, formas de financiamento, os valores e o desconto viabilizado pela Prefeitura de 25 mil reais, com a doação do terreno.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, o projeto de casa própria para servidor é sonhado há mais de 20 anos, e somente nesta gestão ele está sendo possível. “Hoje nós estamos aqui realizando mais uma etapa deste sonho de mais de 20 anos. Estamos lançando a Vila do Servidor com a qualidade VCA, com área de lazer, com piscina, academia, lavanderia e com desconto. A Prefeitura entra com o terreno, o que representa 25 mil reais de desconto na entrada e alguns servidores que se encaixarem no Programa Minha Casa, Minha Vida poderão ter o desconto do Governo Federal de até 30 mil reais, ou seja, tem unidade que pode receber até 55 mil reais de desconto, oportunidade única para servidor público da Prefeitura”.
A prefeita também destacou o empenho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Diretoria de Habitação Popular, dos três sindicatos de servidores (Simmp, Sinserv e Sindacs) e da Câmara Municipal que aprovou o projeto da Vila.
A presidente do Sindacs, Rita Suzana, destacou a importância da participação dos sindicatos na elaboração do projeto e sobre a realização do sonho dos servidores. “Depois que vi o projeto pronto eu tive vontade de chorar, porque ficou muito além do que a gente imaginava. Juntos somos mais fortes e acredito que todos ficaram maravilhados como eu fiquei”.
Para o diretor da VCA, Jardel Couto, é uma missão tirar do papel o sonho do servidor municipal. “Nós chegamos no meio do processo, após participar de uma concorrência onde foram elencadas várias condições específicas e quem apresentasse a melhor proposta ganharia. Então, apresentamos melhor preço, melhor estrutura e agora estamos aqui apresentando o projeto e logo começaremos a obra”. Jardel disse ainda que a próxima etapa de assinaturas de contrato deve levar quatros meses e a construção do empreendimento cerca de dois anos
Os servidores listados como aptos na portaria 95/2024 que não compareceram ao evento devem procurar os corretores da VCA para encaminhamento da documentação para análise bancária, que avaliará as condições de cada servidor para a liberação do financiamento. Após essa etapa de análise, a empresa formalizará os contratos e, com as assinaturas concluídas, dará início às obras.