A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está, desde o dia 03 de março, trabalhando na revitalização do Parque Ambiental Lagoa das Bateias, na zona Oeste da cidade. A primeira etapa da intervenção consiste na limpeza da lagoa. O Blog do Sena esteve no local nesta sexta-feira(24) e registrou o avanço na recuperação do espelho d’água da lagoa. O BS também conversou com Lucas Batistas, coordenador da Central de Equipamentos (DESERG), que disponibiliza máquinas e operadores para as atividades.
Segundo Lucas Batista, até a última sexta-feira, a equipe de limpeza já havia retirado aproximadamente 1.500 toneladas de material orgânico (vegetação aquática) e cerca de 1.500 bilhão de quilos de dejetos, o que possibilitou o surgimento de parte do espelho d’água da lagoa. “Cada pedaço de taboa que a gente tira de dentro da água, devolvendo o espelho para comunidade conquistense, principalmente aqui da zona oeste, faz com que a nossa equipe fique mais entusiasmada e alegre”, contou Lucas.
De acordo com o coordenador do Deserg, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) tem acompanhado as atividades. “Além dos resíduos, já tiramos serpentes, cobras; mas o Cetas está aqui com uma equipe técnica para levar estes animais para o habitat natural deles”, pontuou.
Trabalho coletivo das Secretarias – Além do Deserg e a presença do Cetas, esta primeira etapa da revitalização do parque envolve as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma) e Serviços Públicos (Sesep) e apoio da Guarda Municipal. Sobre esse trabalho coletivo, Lucas relembrou uma frase que, segundo o mesmo, é bastante utilizada pela Prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos (UB), em conversas com sua equipe: “Ninguém é bom sozinho”. “E é isso que está acontecendo aqui. Estamos envolvendo uma grande equipe. Nossa equipe está estimulada para fazer o melhor, para devolver o lago à comunidade ”, frisou.
Ainda citando a atenção da Prefeita Sheila com o projeto de revitalização do Parque Ambiental, o coordenador garante que a gestora tem acompanhado diariamente o avanço das atividades. “Todos os dias, no final do dia, envio para a prefeita o relatório do que foi feito. Todos os dias ela comemora e me diz: Batista, vamos vencer”, relatou. “Aqui é só o pontapé de um trabalho maior. A prefeita sempre diz: vamos cuidar de gente. Esse é o nosso lema: governo para as pessoas.
Próximas etapas – Atualmente a ação de limpeza conta com a utilização de três retroescavadeiras e até um barco. Ainda segundo Lucas, estratégias estão sendo elaboradas para avançar para o centro da lagoa. “ Estamos vendo a possibilidade de colocar uma balsa para que uma máquina possa ficar em cima, ir até o meio e puxar esse material para a margem”, explicou. “E, esse material vamos colocar no aterro de cascalheira para virar adubo. A população, se quiser futuramente, poderá retirá-lo para usar como adubo, é material orgânico, natural”, destacou também.
O coordenador afirma que já está sendo utilizado um drone para mapear todo o Parque da Lagoa da Bateias e, com o prazo de cerca de oito dias, deverá ser apresentado o projeto completo de revitalização do local.
A Lagoa das Bateias – A Lagoa das Bateias faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga e localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista, possuindo uma área de aproximadamente 53 hectares.
O local é também Unidade de Conservação (UC) que, além de desempenhar funções de manutenção dos mananciais hídricos e de ter importância como monumento paisagístico e área de lazer para a cidade, estimula investimentos em saneamento, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.