A Prefeitura Municipal de Belo Campo emitiu uma nota pública nesta quarta-feira (13), informando o cancelamento da IV Exposição Agropecuária e dos festejos comemorativos ao 62° aniversário de emancipação política do município. A decisão foi motivada pelo longo período de estiagem que afeta a região Sudoeste, causando prejuízos significativos na produção agropecuária.
De acordo com informações divulgadas na nota pública, diante dos impactos da seca, “a Prefeitura Municipal de Belo
Campo compreende que todos os esforços e recursos, neste momento, devem ser empregados em ações a fim de mitigar os efeitos da seca, na construção de políticas públicas emergenciais e de longo prazo”.
Assim, ficam canceladas as festividades programadas para ocorrer de 21 a 25 de fevereiro de 2024, incluindo a 4ª Exposição Agropecuária e Comercial de Belo Campo. Apenas as programações esportivas serão mantidas.
Ainda de acordo com a nota, em resposta à situação de emergência, a gestão municipal tem buscado recursos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para implementar ações como distribuição de água potável para consumo humano, cestas básicas, água e ração para alimentação animal.
No comunicado, a administração municipal presta solidariedade à pessoas afetadas pela estiagem: “A Prefeitura de Belo Campo reitera que está solidária e ao lado dos moradores da zona rural do município, colocando toda sua estrutura à disposição da população que sofre com a seca e aberta a receber as demandas para o enfrentamento das graves consequências da falta de chuvas na região”.
Ver essa foto no Instagram