Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prefeitura anuncia licitação para 20 vans no município

Random image

A questão do transporte público em Vitória da Conquista ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (16/10). De acordo com o coordenador de Transportes, Micael Silveira, haverá licitação para duas empresas de ônibus e também para 20 vans que irão operar em bairros afastados do centro da cidade.

A novidade foi anunciada no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), onde aconteceu uma audiência pública para abordar o projeto base dos serviços de transporte público coletivo urbano. As vans licitadas irão conter as mesmas especificidades que os ônibus. Sendo assim, elas contarão com placas de Conquista, catraca, elevador, câmeras de monitoramento, funcionarão com bilhetagem eletrônica e GPS. Além destes veículos pagarem impostos, deverão transportar, de maneira gratuita, públicos como os idosos e pessoas com deficiência.

Segundo Silveira, o valor das tarifas será o mesmo que o dos ônibus e que haverá uma forte vigilância para que não haja concorrência com os mesmos. Sobre as vans sem licitação, a prefeitura estará fiscalizando e apreendendo. Buscando evitar fraudes e coibir alguns abusos, ainda será adotado o uso da biometria facial, porém não se possui uma data.

Vitória da Conquista conta, até o momento, com duas empresas de ônibus funcionando que são a Cidade Verde e a Viação Rosa. A primeira deixará de operar na cidade após ter sido condenada por fraude em licitações e a segunda opera por contrato emergencial. No último dia 5, o Blog do Sena noticiou que a prefeitura contratou a empresa Atlântico Transporte LTDA pelo valor de R$ 14,4 milhões. Ainda existem cerca de 2 mil transportes que operam de maneira irregular na cidade.

A abertura de licitação para regularizar as 20 vans deverá ser feita em até 30 dias. Quando este processo for apresentado ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e no Ministério Público estadual (MPe), o tempo de concessão deverá ser estabelecido e pode chegar a ser de até 15 anos.

Além do coordenador de transportes, o evento também teve a participação do consultor em transporte, engenheiro Antônio Carlos Marchezetti. O profissional foi contratado pela cidade para elaborar o Estudo Técnico. Além dele, secretários municipais, representantes da segurança pública, cidadãos e empresários do transporte estiveram presentes.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também