Logo nas primeiras horas desta quarta-feira (17), a prefeita Sheila Lemos esteve na Rua 11, no Alto do Panorama, para verificar de perto o andamento das obras para implantação do sistema de drenagem no bairro. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura e o diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), Diêgo Gomes, acompanharam a prefeita.
Na atual etapa, estão sendo instalados os tubos de drenagem. Ao todo, serão três mil metros de tubulação. Com recursos da ordem de R$ 8,5 milhões, oriundos do Finisa e contrapartida do Município, a obra tem o objetivo de auxiliar no escoamento da água da chuva e já teve 12% do projeto executados.
“Essa obra de drenagem é extremamente importante porque beneficia não somente o Alto do Panorama, mas todos os bairros que estão abaixo. Temos feito esse acompanhamento semanalmente, principalmente por entendermos que é uma obra que, nessa etapa, traz algum transtorno para a população e, por isso, é fundamental estarmos conversando e mostrando a importância dela”, destacou a prefeita.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Alto do Panorama, Jorge Santos, a obra tem sido motivo de alegria para os moradores em razão dos benefícios que trará. “Está sendo um serviço maravilhoso, que todos aqui abraçaram. Estive em reunião com a prefeita três meses atrás e ela garantiu que a drenagem seria feita esse ano e está sendo realizada. A equipe está de parabéns por esse serviço que vai trazer benefícios não só para nosso bairro”, assegurou Jorge.
Toda a obra segue os padrões de segurança estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR-18 do Ministério do Trabalho e Previdência para as escavações. “No caso, a proteção pode ser feita através desse escoramento que, aqui montamos o do tipo gaiola. Ela permite que os funcionários trabalhem de forma segura e sem o risco de queda de material sobre eles ou soterramento. A medida que a escavação é feita, ela vai sendo deslocada”, explicou a engenheira de Segurança do Trabalho da Emurc, Marta Almeida.