Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prédio público que custou quase R$600 mil está abandonado desde 2017, em Vitória da Conquista

Random image
Foto: Blog do Sena

Um equipamento público construído pela Prefeitura de Vitória da Conquista em convênio com o Governo Federal, há quase 7 anos, nunca foi entregue a população. O prédio fica localizado no bairro Morada dos Pássaros II, na zona sul da cidade, e está abandonado.

O equipamento foi construído na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT), no ano de 2016, para sediar a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil. O objetivo era  acolher, de forma transitória, crianças e adolescentes com idades entre 10 e 18 anos, que tenham necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Foto: Blog do Sena

Com área de 391 m², as obras custaram R$ 577.290,59 e foram concluídas na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB), em 2017, após o gestor assumir a Prefeitura. No entanto, o prédio jamais foi utilizado. Mesmo com as obras concluídas, o prédio nunca recebeu a ligação de energia elétrica e nem de água.

Em 2020, a então prefeita Sheila Lemos (União Brasil), assumiu à Prefeitura, mas o local também não recebeu a atenção devida. Desde 2017, o local está completamente sem utilidade o que mostra o desperdício do dinheiro público.

Caso não fosse mais instalada a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil no local, o prédio poderia ser utilizado para outra finalidade, como, por exemplo, a instalação de uma Unidade da Saúde da Família ou  creche. Mas, com o passar do tempo, sem utilidade e cuidados necessários, o prédio já está se deteriorando. E caso seja utilizado, vai necessitar de uma reforma.

Foto: Blog do Sena

O Blog do Sena esteve no local nesta terça-feira (16) e verificou que no equipamento o mato está muito alto e as algumas janelas estão quebradas. Para se ter uma ideia do abandono, existe até uma plantação de milho no local. Uma caixa d’água foi jogada no local e com ação do sol e chuva, ficou destruída, não podendo mais ser utilizada. Além disso, parte da pintura já saiu e qualquer pessoa, que passar pelo local, consegue ver a situação de abandono.

Foto: Blog do Sena

O prédio foi construído em um local privilegiado do bairro Morada dos Pássaros. Logo ao lado, também foi construída a sede da Unidade de Acolhimento Adulto, inaugurada durante a pandemia e segue em funcionamento.

Um terceiro prédio também foi erguido ao lado. No prédio funciona o Caps AD III, que é Centro de Atenção Psicossocial especializado no cuidado e atenção integral às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O equipamento também está funcionando.

Foto: Blog do Sena

Na época, os três prédios foram construídos próximos, pela gestão petista, para compor a Rede de Atenção Psicossocial do município. Houve até protestos de moradores, que não queriam que os equipamentos funcionassem no local.

No entanto, dois prédios entraram em funcionamento e um não. Após quase 7 anos, sem uso, sem utilidade e sem nenhuma justificava, fica o questionamento: porque o prédio onde funcionaria a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil nunca foi utilizado para benefício da população conquistense? Até quando ficará abandonado?


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também