De olho nas Eleições Municipais de 2024, o pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo Avante, Dr. Marcos Adriano, está aproveitando esse período para divulgar as propostas que tem para a cidade.
De acordo com ele, em entrevista ao Blog do Sena, o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), não será reajustado e ainda irá realizar uma reavaliação dos valores que são aplicados atualmente no munícipio.
“Não irei aumentar o IPTU nos 4 anos de seu possível mandato, além disso, pretendo reavaliar os valores cobrados de IPTU e enviar um Projeto Lei para à Câmara que visaria dar desconto na alíquota paga pelos moradores de acordo com os serviços que não são oferecidos no seu logradouro”, disse Adriano.
Na prática, ele explica, que caso uma localidade não possuir saneamento ou asfalto, por exemplo, será aplicado o desconto. “Redução de 30% acaso não tenha asfalto na rua e 20% se não possuir saneamento, desta forma tornando a cota de IPTU algo mais justo para a população”, contou Adriano.
Para o pré-candidato, que é advogado e especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP), o valor cobrado do IPTU para a população “abusivo”. “O aumento do IPTU tem sido abusivo e injustificável, ano a ano a arrecadação tem aumentado e não existe melhorias para a população”, explicou.
Essas propostas integram o plano de governo do pré-candidato que também já divulgou outras ideias para a Prefeitura, como o Projeto “Projeto Zona Norte”, que tem o objetivo de melhorar a urbanização de alguns bairros mais “esquecidos” pelas gestões públicas, além da doação de 18 mil terrenos que visa solucionar o problema o deficit habitacional da cidade e a construção de um hospital no bairro Lagoa das Flores.
Outras propostas são para área da saúde, como a aquisição de mais ambulâncias para atendimentodo SAMU 192 na cidade e a criação de um aplicativo para agilizar o atendimento médico nas unidades de saúde do munícipio.