Vitória da Conquista recebeu a visita da pré-candidata ao Senado Federal pela Bahia, Tâmara Azevedo, pelo Partido Socialista Liberal(PSOL). Ela participou do 1º Encontro do Povo de Axé que aconteceu no último sábado (8), no Centro Cultural Glauber Rocha.
A pré-candidata foi recebida pela presidente do PSOL em Conquista, Kêu Souza. Em entrevista ao Blog do Sena, Tâmara comentou sobre sua visita. “Super feliz com o apoio de nossa presidente Municipal do PSOL, ajudando na nossa candidatura, quanto a de Kléber Rosa, quanto a do nosso companheiro Marco Resende, que é pré-candidato a deputado estadual. E rodando a Bahia porque nós estamos com força para ganhar essa eleição”, disse.
Tâmara classificou o PSOL como o partido que representa a esquerda da política brasileira. E destacou as pautas relacionadas ás mulheres, negros, indígenas, quilombolas e comunidade LGBTQIA+.“O PSOL é um partido de esquerda, um partido que cabe todas as pessoas, mulheres, homens, negros, a comunidade LGBT, os indígenas, então esse perfil do nosso partido é único. Mas, não significa que ele seja um partido extremo, ele é um partido popular, que tem a cara do povo. Essa é a nossa grande função, dar voz a essa população que foi esquecida durante tanto tempo”, contou.
Tâmara disputa o Senado pela Bahia contra nomes já conhecidos, como Otto Alencar (PSD) e Cacá Leão (Progressistas). Além do novo nome da política de extrema direita, Dra. Raíssa, conhecida por defender a cloroquina e o kit de tratamento precoce contra a Covid-19, que também cumpriu agenda em Conquista. Sobre seus adversários, ela fez duras críticas.
“Eu estou muito tranquila em relação a isso, eu sou a única candidata de esquerda, com o nome disponível para a Bahia. Temos aí a Dra. Cloroquina que é uma genocida em potencial, tivemos aí 290 mortes em Porto Seguro, agradeça a ela e ao kit cloroquina dela. Temos aí o tal do Cacá Leão que é uma piada hereditária, então, parece até brincadeira… […] No caso de Otto Alencar é importante dizer que 82% dos votos que Otto deu durante o último período é alinhado ao governo Bolsonaro. Então ele na verdade é um Lula de brincadeira, virou uma piada. Ele usa a imagem de Lula, mas na verdade não é um homem popular, vota contra o povo da Bahia”, disse.
Tâmara estava acompanhada do pré-candidato a deputado estadual Marcos Resende (PSOL). Também em entrevista ao Blog do Sena, Resende falou sobre a importância de aumentar o número de cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, que hoje conta com um representante do PSOL.
“Com toda certeza é fazer mais cadeira na Assembleia. Nós temos um estadual e a nossa candidatura são candidaturas prioritárias no partido porque acreditamos que é possível chegar na assembleia legislativa e mudar o que está colocado”, disse.
Para a presidente do PSOL, é uma honra receber os pré-candidatos em Conquista. Kêu Souza foi uma das revelações das eleições municipais em 2020. A jovem obteve 1.115 votos. Apesar de não ser eleita, Keu fez história e escreveu seu nome na política conquistense.
“Super honrada de receber meus irmãos aqui, meus irmãos de Axé e de pela primeira vez a gente poder apresentar uma potência, a minha companheira Tâmara Azevedo, nossa pré-candidata ao senado, o meu pré-candidato a deputado estadual Marcos Resende”, disse.
Na entrevista, Tâmara também falou sobre os pré-candidatos pelo PSOL, Kleber Rosa (governador) e Ronaldo Mansur (vice-governador), que completam a chapa majoritária do partido e que disputam o Palácio de Ondina.
Assista a seguir a entrevista na íntegra