Moradores de Penedo, em Alagoas, se uniram na terça-feira (20) para impedir a instalação de uma estátua em homenagem ao humorista e influencer Carlinhos Maia, que é natural da cidade. A imagem ficaria na orla e a iniciativa foi da própria prefeitura, como uma homenagem ao cidadão ilustre. Diante da repercussão negativa e do protesto, contudo, a estátua foi colocada em um caminhão e retornou.
“Hoje, nos deparamos com uma situação engraçada, para não falar outra coisa. Nada contra o Carlinhos Maia, uma pessoa que divulga nossa cidade, leva diversão aos internautas, ajuda muita gente, etc etc et…Porém, acharam de colocar uma estátua dele na nossa orla, nada demais, desde que, primeiramente, homenageassem os nossos”, diz o texto de um morador no Facebook.
Ele cita outros locais que mereciam mais a homenagem. “Temos tantas pessoas que merecem nosso reconhecimento, como, por exemplo, Sr. Toinho Pescador, que há pouco tempo recebeu a comenda de ‘Guardião das águas do Velho Chico”, escreveu.
Segundo ele, houve uma movimentação da comunidade com um vereador local para impedir a estátua.
Reação
O humorista lamentou o episódio em áudio, dizendo que não é preciso desvalorizar uma história para enaltecer outra. “Vi vídeos e comentários de alguns moradores do Bairro Vermelho, que não gostaram da minha estátua ser colocada na Nova Orla. Muitos alegaram que deveria ter uma estátua do Toinho Pescador. Concordo em gênero, número e grau. Afinal, a história dele é incrível e eu conheço desde criança”, diz.
“Com todo respeito que eu tenho a vocês, aprendam a não valorizar uma história, desvalorizando a outra. Quando me perguntaram onde eu gostaria de ver a minha estátua, poderia ser na vila, claro. Afinal, é lá que faço minhas histórias. Pensei em colocar na Nova Orla justamente para atrair o tanto de turistas que visitam a vila, e vai aumentar cada vez mais, para irem para Nova Orla (também). Para que a nova orla seja um atrativo, além da vila. E não é pensando em política, porque não sou político. Não preciso e não quero o voto de vocês para nada”, afirma o humorista.
Para ele, há um fundo de homofobia no gesto. “Me entristece os comentários que os penedenses dizem de alguém que veio do mesmo lugar que eles. Ah, mas um viado não representa a nossa cidade. Para que colocar a estátua de um viado? Acho que isso não tem nada a ver com o Carlinhos, mas com o preconceito e a maldade que existe dentro de vocês. E por não suportarem um viado e pobre que saiu do mesmo lugar (que vocês)”, afirma.