O vereador Alexandre Xandó (PT) fez críticas a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Segundo o edil, o legislativo conquistense precisa da participação da população para que pautas de interesse da sociedade sejam amplamente discutidas.
Em entrevista ao Blog do Sena, durante sua participação no 1º Encontro do Povo de Axé, realizado no Centro Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil, Xandó explicou sobre a importância da participação da população nas sessões da Câmara. Segundo ele, alguns vereadores tendem a votar por imposição da Prefeitura as pautas de interesse do executivo.
“A gente percebe que muitos projetos que muitas vezes são justos, mas por uma imposição do poder executivo, os vereadores acabam seguindo o que a Prefeitura manda. Então tem temas que são temas sensíveis e a gente sempre convoca a população”, explicou.
Xandó também falou sobre a nova luta do seu mandato, que é a imunidade tributária para os terreiros de religiões de matriz africana, vetado pela Prefeitura.“ A população precisa se fazer presente na Câmara, a gente ver sempre os sindicatos se mobilizando e agora a gente está diante de uma situação que é referente ao código tributário que nós trouxemos a imunidade tributária para as associações de moradores. E trazendo com relação aos terreiros de candomblé e de umbanda, o que tinha no decreto, nós trouxemos para o código tributário e houve um veto da Prefeitura. A gente está convocando a população a ir para a Câmara para derrubar esse veto”, declarou.
Questionado se a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista está votando sob pressão da Prefeitura, Xandó foi político. Ele explicou que a votação acontece por entendimentos de bancadas e que com a participação da população os temas podem ganhar mais discussão.
“É porque nós temos as seguintes situações: os entendimentos são de bancadas, a bancada de situação e a bancada de oposição. O governo não se aprofunda na discussão. Quando se ver ali o executivo, quer que abra o aprove esse projeto, acaba tendo menos discussão. E a gente sabe que quando a população vai para lá, coloca para os vereadores, há um cuidado melhor para se debruçar nos projetos”, disse Xandó.
Eleito nas eleições municipais de 2020, Alexandre Xandó tinha 31 anos e foi vereador mais jovem na Câmara Municipal de Vitória da Conquista . Ele recebeu 2.932 votos e foi o segundo mais votado da cidade. Advogado, professor universitário e ativista de movimentos sociais, Xandó lançou a sua pré-candidatura para deputado federal pelo PT nas eleições deste ano.
Assista a seguir a entrevista na íntegra: