A prefeitura de Vitória da Conquista contratou a empresa Assessoria e Consultoria Contábil por dispensa de licitação no valor de quase R$500 mil (quinhentos mil reais). O extrato de inexigibilidade de licitação foi publicado no Diário Oficial Municipal nesta quarta-feira (7).
O valor exato da contração é R$449.280,00 (Quatrocentos e quarenta e nove mil e duzentos e oitenta reais). De acordo com a Prefeitura, a empresa irá realizar serviços técnicos de assessoramento e treinamento contábil “visando à verificação do exato cumprimento das normas que regem a contabilidade da administração pública, esclarecimentos de dúvidas”, além de treinamentos e capacitação dos servidores.
A contratação de empresa por meio de dispensa de licitação se tornou algo comum no Governo de Sheila Lemos (União Brasil). Durante o seu primeiro mandato, várias empresas foram contratas sem a necessidade de licitação.
A prática foi herdada do Governo Herzem Gusmão, ex-prefeito da terceira maior cidade da da Bahia, que faleceu em 2021, antes de iniciar o seu segundo mandato. A prática, desde então, vem sendo questionada pela Banca de Oposição da Câmara Municipal de Vereadores.