Como anunciado previamente pelo presidente do Consórcio Intermunicipal, Quinho Trige, a Policlínica regional de Vitória da Conquista reiniciou os atendimentos nesta quarta-feira(01). Segundo informações obtidas pelo Blog do Sena, os portões ainda estão fechados e apenas pacientes que já estavam agendados anteriormente estão sendo atendidos. A Policlínica atende cerca de 31 municípios da região com exames especializados de diversas áreas.
Em entrevista recente aos meios de comunicação, Quinho explicou que para a retomada das atividades, os funcionários, em especial os motorista que trazem pacientes de outras cidades à Conquista, foram treinados para evitar o contágio e propagação do Novo Coronavírus. A situação de pandemia foi a principal motivação para interrupção temporária dos atendimentos. Ainda segundo o presidente do Consórcio, a decisão foi tomada em conjunto com representantes dos 31 municípios.
No dia 18 de junho, a interrupção dos atendimentos foi tema de polêmica levantada por um blog ligada a Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista. Em tom de denúncia, o blog acusou a Policlínica por deixar os pacientes da região sem assistência. Ao saber da polêmica, Quinho afirmou ter ficado perplexo com a matéria, pois a secretária de saúde e o secretário de administração do Governo Herzem participaram da reunião em que foi decidido a interrupção temporária das atividades da Policlínica por conta da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
Ainda segundo Quinho, a decisão de retomada da Policlínica também realizada em conjunto com os municípios, no entanto, a prefeitura de Conquista não enviou representantes para tal discussão.