A Polícia Federal deflagorou a Operação Damasculare, na manhã desta sexta-feira (01). A ação visa cumprir um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra um suspeito de exploração sexual infantil e armazenamento e divulgação de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
De acordo com as informações da Polícia Federal, o suspeito residia em Jequié, e após investigações, além de baixar conteúdo de pornografia infantil na internet, o indivíduo também produzia outros vídeos onde ele próprio aparecia praticando abusos contra uma criança.
O homem foi preso e encaminhado ao conjunto penal de Jequié, onde fica à disposição da Justiça. O suspeito vai responder pelo artigo 217-A (conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos), do Código Penal, e artigos 240 e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – produção e armazenamento de fotografias com enfoque em órgãos genitais e poses nitidamente sexuais de adolescentes. Ao todo as penas podem somar 27 anos de reclusão.
O nome da Operação Damasculare significa castração em latim.