O vereador Ivan Cordeiro (PTB), um dos mais ferrenhos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Câmara de Vereadores, está propondo à prefeita Sheila Lemos a desobrigação do uso de máscaras em Vitória da Conquista.
No documento de Proposição, endereçado à Prefeitura, na pessoa de Sheila Lemos, ele propõe a indicação para que se retire a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração, em todo o território do município de Vitória da Conquista.
No texto, o vereador destaca que a desobrigação não se aplica às pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação. Esta indicação será apresentada para votação na Câmara Municipal na próxima quarta-feira (27) e promete causar polêmica entre os vereadores, já que a utilização de máscaras se tornou um emblema da polarização política que o país vivencia. Se aprovada, seguirá para a Prefeitura.
Conforme divulgamos no Blog do Sena, o prefeito de Brumado, a 136 km de Conquista, lançou nesta terça-feira um decreto desobrigando o uso do artigo de segurança.
Vitória da Conquista está há um mês sem registrar mortes por Covid-19. Até 17h da última segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou dez novos casos da doença. Além disso, 161 casos suspeitos aguardam classificação final. Dos 68 leitos, 38 de enfermarias e 30 de unidade de UTI, 16 estão ocupados.
O presidente Jair Bolsonaro foi um grande defensor da não-obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o decorrer da pandemia de Covid-19. Em sua breve passagem por Vitória da Conquista, o presidente não fez uso da proteção.