A distribuição de donativos às famílias afetadas pelas chuvas em Vitória da Conquista virou alvo de polêmicas nesta segunda-feira (21). O vereador Alexandre Xandó (PT) esteve no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde os donativos estão sendo armazenados, e afirmou que as doações estão represadas.
“Vimos que com as fortes chuvas, a solidariedade foi muito grande, as pessoas fizeram doações, e nós recebemos uma denúncia de que essas doações estariam aqui represadas. Essa situação no ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde tem materiais de higiene, uma quantidade muito grande de roupas, colchões, água mineral, alimentos. O que queremos saber é: por que a Prefeitura ainda não distribuiu as doações?”, questionou.
Ainda segundo o vereador, o funcionário que denunciou a situação teria sido colocado à disposição. Xandó reforçou que vai seguir acompanhando a situação e não vai permitir que o servidor seja vítima de perseguição.
Em resposta ao questionamento do edil, a Prefeitura chamou a denúncia de “fake news”, acusando o vereador ainda de usar a situação em sua pré-campanha a deputado. A nota explica ainda que as doações que estão no Ginásio de Esportes são colchões que serão entregues a famílias que deixaram os abrigos e voltaram para casa ou receberam o auxílio moradia.
Sobre os alimentos, o texto afirma que fazem parte cota separada para os abrigos que, por terem sido desmobilizados (eram escolas e as aulas começaram*), as cestas serão incluídas na programação de distribuição.