É grande a repercussão do incidente envolvendo o vereador e advogado David Salomão e o presidente do tribunal Gesivaldo Britto, em sessão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que discutia a ação contra as blitzes do IPVA, movida pelo vereador. David Salomão acabou sendo retirado do plenário por ordem do presidente do TJ. A OAB e a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) se manifestaram. Leia abaixo nota de repúdio da AMAB.
NOTA DE REPÚDIO
A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) – entidade que congrega juízes e desembargadores baianos – vem a público repudiar os atos de desrespeito ao Desembargador Gesivaldo Britto, cometidos na manhã de hoje pelo advogado David Salomão.
Com efeito, a AMAB hipoteca solidariedade plena ao Presidente e a todos igualmente eminentes desembargadores integrantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em face das manifestações desrespeitosas proferidas pelo indicado advogado durante sessão do Pleno desta quarta-feira (14), pois ataques à magistratura e ao Poder Judiciário se distanciam dos propósitos democráticos e representam ofensa à própria sociedade.
As referidas manifestações, absolutamente distantes do papel e função da nobre classe da advocacia, prestou-se apenas como infeliz tentativa de constranger e intimidar, sem êxito algum, um dos Poderes da República, por seu representante maior.
A AMAB considera lastimável tamanha demonstração de falta de respeito e urbanidade efetivada pelo referido advogado contra o Poder Judiciário e repele, com veemência, em nome de toda a magistratura baiana, atitudes que tenham o ilegítimo propósito de violação à titularidade exclusiva da presidência dos atos processuais e da absoluta e insuperável, além de constitucional, independência funcional.
A Associação, em nome dos seus integrantes, reafirma seu posicionamento de relação harmoniosa e de colaboração recíproca com todos os segmentos da sociedade, público e privado, no escopo de alcançar uma prestação jurisdicional eficiente para toda a sociedade baiana, sem prejuízo da defesa das prerrogativas, dos direitos e dos deveres inerentes à magistratura.
Elbia Araújo
Presidente da AMAB
Blog de Giorlando Lima