A Secretaria de Saúde do Município de Planalto, distante 40 km de Conquista, informa que a paciente que estava em isolamento no HNFS com suspeita do coronavírus se recusou, junto com o seu acompanhante a permanecer na cidade, uma vez que o mesmo é caminhoneiro e estava em trânsito quando ela apresentou os sintomas LEVES para o COVID – 19.
A direção do hospital entrou em contato com a polícia local para que auxiliassem na permanência dos mesmos na unidade. Além disso, foi feito contato com a Central de regulação de leitos, Núcleo Regional de Saúde e SESAB, no entanto , os mesmo se recusaram a permanecer na unidade hospitalar . Receberam todas as recomendações da Vigilância e assinaram um termo se comprometendo a ficar em isolamento domiciliar sendo monitorado pela Vigilância deste município até a do município de origem assumir.
A Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público e o Núcleo Regional de Saúde já foram comunicados. A direção entrará em contato hoje (17) com a Vigilância do município de origem e informará também a empresa que o mesmo presta serviço.
Ciente da preocupação da população , a equipe do hospital informa que cumpriu todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde diante deste caso ocorrido na tarde de hoje e orienta população de risco, pacientes com imunidade baixa e principalmente os idosos para evitarem aglomerações e ambientes fechados e só procurarem o serviço de emergência em casos necessários!