A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (19), uma operação com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa suspeita de planejar um golpe de Estado, com o objetivo de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.
A operação envolve o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão, além de 15 medidas cautelares, em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal.
Segundo informações da PF, vários dos suspeitos são militares especializados, com formação em Forças Especiais. O grupo teria elaborado um plano, chamado “Punhal Verde e Amarelo”, que incluía a intenção de assassinar o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, em uma data próxima à posse, no dia 15 de dezembro de 2022.
O grupo também tinha a intenção de executar um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que não teve o nome revelado.
Os investigados configuram, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado e organização criminosa.