Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

PF faz operação contra fraudes no Bolsa Família no sul da Bahia

Random image

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6) a Operação Códigos Ilícitos, que apura fraudes no Bolsa Família na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A suspeita é que o esquema criminoso tenha ocorrido na época do chamado do Auxílio Brasil, versão repaginada do programa pelo governo Bolsonaro.

Ao todo, são cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Segundo a PF, a investigação começou no fim de 2022, quando recebeu a informação de que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

Agentes descobriram que os benefícios eram solicitados de forma fraudulenta em nomes de terceiros. Os alvos dos criminosos são moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do esquema.

Depois, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizada a ativação indevida do aplicativo Caixa Tem, e os benefícios eram sacados pelos criminosos mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (tokens) de saques.

De acordo com a PF, as ordens judiciais cumpridas na ação de hoje têm o objetivo de coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.

A PF informou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também