Na última quinta-feira (23), Vitória da Conquista emplacou como a 26ª cidade mais violenta do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Seguridad, Justicia y Paz (Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal), ONG (Organização Não Governamental) mexicana.
De acordo com os dados divulgados, que mostram os índices das 50 cidades com mais de 300 mil habitantes com o maior número de mortes violentas, Conquista entrou no placar com, de acordo com a ONG, 184 homicídios nos anos de 2021 e 2022.
O Coronel Ivanildo, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), contestou os dados. Os números apresentados pelo comandante não correspondem com os apresentados pelo ranking.
“A gente fica triste quando uma ONG internacional coloca no ar uma matéria afirmando que Vitória da Conquista é a 26ª cidade mais violenta do mundo., afirmou.
Também de acordo com o Coronel Ivanildo, os índices de violência em Conquista tem diminuído progressivamente ao longo dos últimos cinco anos. Conforme os dados apresentados por ele durante a entrevista, foram 146 assassinatos nos últimos dois anos, com 97 mortes em 2021 e 49 em 2022.
O comandante afirma ainda que a ONG incorreu em má-utilização dos dados, opinando que “a imprensa às vezes age sem nenhuma responsabilidade”.