Cerca de 25 famílias do loteamento Chácaras Guarani, localizado na Lagoa da Flores, que tiveram suas casas comprometidas devido às fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista no mês de dezembro de 2021, agora vivem um novo drama: suas casas estão sendo invadidas.
Dona Maria Nilda Oliveira é uma dessas moradoras. Em entrevista ao Blog do Sena nesta quarta-feira (16), ela denunciou que sua casa está sendo invadida por pessoas que estão indo pescar em uma lagoa que fica do fundo das casas que foram inundas pela água, em dezembro do ano passado, após as fortes chuvas.
Ela, seu marido que é cadeirante e toda sua família precisou deixar a sua casa, após a água prejudicar a estrutura. A dona de casa também perdeu móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados e alimentos. Junto com sua família, ela precisou ir para um abrigo da Prefeitura, mas agora mora na casa de um parente. E ao voltar para ver como estava sua casa, viu que pessoas invadiram e fizeram bagunça no local. “Tiraram as roupas de lá de dentro, jogaram aqui para fora. Está virando a maior bagunça”, disse a dona de casa.
Dona Maria Nilda afirmou que são os pescadores, pessoas que estão indo na lagoa que fica no fundo da sua casa pescar, que estão entrando nas casas que foram interditadas pela Defesa Civil. De acordo com ela, a prefeitura prometeu que iria fiscalizar para não permitir a entrada de outras pessoas, mas isso não ocorreu.
“Falou que ia ajeitar e que não ia deixar ninguém entrar, E porque que o povo está invadindo, pescando? Eles falaram que não era para vir então não era para ninguém vir”, declarou.
Além de trazer mais uma preocupação para as famílias desabrigadas, esses pescadores ainda estão colocando em risco à saúde. Já que próximo a lagoa onde estão realizando a pescaria, existem muitas fossas das casas.
Veja a seguir a entrevista na íntegra: