O número de acidentes por picadas de escorpião aumentou em Vitória da Conquista em 2021. No período de janeiro a julho foram registrados 206 acidentes.
Comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 67 acidentes, o aumento é de 207%. As informações são da TV Sudoeste e foram divulgadas no Jornal da Manhã, nesta terça-feira (31), durante um link ao vivo para todo o estado da Bahia.
De acordo com as informações divulgadas pela repórter Ariela Bonfim, março foi o mês com mais registros de acidentes por picada de escorpião. Foram 45 notificações, o que representa uma média de mais de um caso registrado por dia.
O número de acidentes por picadas de escorpiões também refletiu no número de atendimentos hospitalares e internações na cidade. De acordo com a repórter, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), único lugar onde é feita a aplicação do soro antiescorpiônico, só no último final de semana, ete pessoas foram socorridas e receberam a medicação.
Três pacientes ficaram em estado grave e foram transferidos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Duas delas são crianças, de 1 e 3 anos de idade, e o outro paciente é um idoso de 91 anos.
De acordo com os biólogos, o aumento do registro de acidentes por picada de escorpião na cidade tem relação com o aumento populacional dos escorpiões. Eles se reproduzem no verão, devido ao calor e umidade, durante três meses. Por essa razão, começam a aparecer mais nesse período,
Além disso, o lixo, entulho de material de construção e o desmatamento também contribuem para o surgimento de escorpiões. É importante a população ficar alerta, verificar a casa, as roupas e os calçados para evitar possíveis acidentes por picada de escorpiões.