Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 29, o vereador Chico Estrella (PTC) fez duras críticas a atual gestão do SAMU 192.
Ele condenou a ação de uma médica do SAMU 192 que, segundo ele, teria negado atendimento a um funcionário e desrespeitado laudo médico dizendo que não havia necessidade de mandar uma ambulância, mesmo o veículo estando desocupado e à disposição.
“Era para atender um funcionário meu que tinha sido acometido de um infarto, estava indo para UTI e precisava fazer um trombolítico no Hospital de Base. Esse se encontrava no São Vicente e seria encaminhado ao Hospital de Base para fazer o trombolítico que só é feito naquela unidade hospitalar. E essa médica negou mais uma vez o translado dessa pessoa que está hoje na UTI do Hospital São Vicente”,, disse.
O vereador afirmou que a atual gestão do SAMU 192 e a médica, que teria negado a ambulância, já são alvo de queixa-crime que tramita no Ministério Público da Bahia, sob os cuidados da promotora Guiomar Miranda. “Até quando uma gestão irresponsável vai colocar em risco a vida das pessoas que precisam de ambulância do SAMU 192? Eu gostaria muito que a secretária de Saúde removesse essa senhora que se intitula médica, pelo menos até o final dos pareceres do Ministério Público. Ela tem sim direito a defesa, mas enquanto isso tramita não podemos deixar que mais vidas corram riscos com uma equipe seguindo ordens desumanas”, disse
No seu discurso, Chico Estrela também repudiou a gestão do SAMU 192. “Fica aqui, senhor presidente, o meu repúdio a atual gestão do SAMU 192, que quando foi para nomear o coordenador Sandro Bahia, e disseram lá no gabinete que ele era petista, foi eu quem saiu em defesa do nobre médico e hoje ele está sendo comandado por uma médica irresponsável”, disse.
E não parou por aí. O vereador ainda elogiou o trabalho do SAMU 192 na época em que a Prefeitura de Vitória da Conquista era administrada pelos prefeitos do PT, Guilherme Menezes e Zé Raimundo , e criticou o trabalho do SAMU 192 realizado atualmente.
“Pelo amor de Deus, não me façam sentir saudades do PT. Porque na época que o Partido dos Trabalhadores governava essa cidade o SAMU 192 era referência, você poderia contar. Hoje, a ambulância do SAMU 192 não sobe o morro, ela não vai nos bairros periféricos de Vitória da Conquista”, revelou.
O discurso na íntegra você pode acompanhar aqui.